Vai e dize ao meu servo Davi: Assim diz o SENHOR: Edificar-me-ás tu casa para minha habitação? – II Samuel 7:5
Davi agora passava por um período de descanso de todos os seus inimigos em redor (v.1), e sentiu um desejo de construir uma casa para Deus, pois ele tinha uma boa casa, e a arca do concerto estava em uma tenda (v.2). Apesar de o profeta Natã ter dito a Davi que poderia construir a casa para Deus (v.3), nessa mesma noite, Deus falou para Natã ir dizer a Davi que esse não era Seu plano (v.5). Deus tinha outros propósitos para o seu servo Davi, mas antes fez uma retrospectiva do caminhar dEle com o povo pelo deserto, e a tenda em que a arca repousara por todo esse tempo (v.5-7).
Também fez uma retrospectiva de como tirou Davi do pastoreio e o colocou como rei de Israel (v.8-11). E falou de que um dos filhos de Davi construiria a casa tão sonhada por ele (v.12-15). E a familia de Davi daria sequência ao reinado sobre Israel (v.16-17). Davi se sentiu muito honrado pelas palavras de Deus, mesmo sabendo que ele não construiria a casa para Deus. Rendeu ações de graças diante do SENHOR (v.18-29).
Precisamos aprender com Davi, que mesmo quando os nossos planos são frustrados, Deus tem preparadas outras bênçãos para aqueles que Lhe são fiéis. Davi entendeu isso, e nós também precisamos entender e louvar a Deus, ao invés de ficar se lamentando. Davi entendia e aceitava os planos de Deus.