Os filisteus apertaram com Saul e seus filhos e mataram Jônatas, Abinadabe e Malquisua, filhos de Saul. – I Samuel 31:2
Em I Samuel 31, Saul já não persegue mais a Davi. Ao invés de proteger bem as suas fronteiras, Saul permitiu que os filisteus fossem ganhando terreno, enquanto ele perseguia Davi. Chegou um ponto em que não obteve sucesso, Perdeu o foco em Deus e buscou na feitiçaria a ajuda, mas só obteve a confirmação de que seria derrotado e morto. Os soldados de Saul fugiram diante das circunstâncias, se esqueceram de que Deus é quem dá a vitória, e tremeram de medo. Os filisteus mataram os filhos de Saul e apertaram o cerco contra o mesmo (v.1-3).
Não vendo saída, Saul se atira contra a própria espada e comete o suicídio, mais um erro em sua longa lista de pecados. Seu escudeiro faz o mesmo. O povo, desamparado pela perda de seu rei, foge e facilita a invasão dos filisteus. Davi cortou a cabeça de Golias, um filisteu, e os filisteus cortaram a cabeça de Saul, um israelita. Alias Saul já havia perdido a cabeça a muito tempo, quando desobedeceu as ordens de Deus. O fim de seu reinado era questão de tempo (v.4-10).
Os moradores de Jabes-Gileade, caminharam toda a noite para recuperar o corpo de Saul e de seus filhos, os queimaram e sepultaram seus ossos debaixo de uma tamargueira, em Jabes, e jejuaram 7 dias por Saul e família (v.11-13). Saul, escolhido por Deus, ungido como rei, mas não colocou Deus como sua prioridade. O livre arbítrio é para que façamos as escolhas certas, mas podemos fazer as erradas, e arcar com as consequências. Escolha sempre seguir a Deus, é a melhor opção.

SEM COMENTÁRIO

DEIXE UMA RESPOSTA