Gostaria de recomendar a leitura deste livro, principalmente para as pessoas que querem partir para um novo empreendimento, ou que já possui um e quer melhorá-lo. Gostei de alguns casos mencionados no livro, mostrando que o importante é você ter um diferencial para a concorrência, e que quando começarem a copia-lo, você já está correndo atrás de um novo diferencial… Os autores procuram mostrar que o desafio é identificar com sucesso, em meio a pilha de possibilidades existentes, oportunidades de oceano azul comercialmente atraentes.

O Cirque de Soleil é um caso bem pratico… enquanto a maioria dos circos ficam se matando para conseguir se manter, os dirigentes do Cirque reinventaram o circo, e tem a agenda cheia para muitos meses, e cobra um preço muito mais caro que a concorrência… elitizou o Circo e trouxe quadros muito melhores que agradam bem mais as pessoas… além de continuar atraindo as crianças, os pais são o maior alvo… Vale a pena a leitura desse livro, que poderá acrescentar muito ao conhecimento dos empreendedores de plantão…
a-estrategia-do-oceano-azul