São estes os filhos da província que subiram do cativeiro, dentre os exilados que Nabucodonosor, rei da Babilônia, tinha levado para lá,  e voltaram para Jerusalém e Judá, cada um para a sua cidade, os quais vieram com Zorobabel. – Esdras 2:1-2

Em Esdras 2, temos a relação das pessoas que voltaram de Babilônia para Jerusalém. Dentre os que comandaram os exilados que retornaram, vale destacar dois deles:

  • Zorobabel – neto do rei Jeoaquim, ultimo rei de Judá antes do exílio;
  • Jesua – descendente direto de Arão, por seu pai Josadaque, ultimo sacerdote antes do cativeiro.

Assim, dois homens da antiga nobreza judaica lideraram o movimento de restauração de Judá: Zorobabel foi nomeado líder político e Jesua como líder espiritual. Provavelmente foram indicações feitas por Daniel a Ciro, e ambos, sem dúvida, foram escolhidos por seu caráter idôneo e por desfrutarem da confiança do seu povo (v.1-2).

Outro detalhe interessante, nas famílias que voltaram, é o significado do nome de alguns lideres de família, como por exemplo:

  • Parós – pulga;
  • Sefatias – Yahweh julgou;
  • Ará – Ele peregrinou;
  • Adonicão – Meu senhor ressuscitou

Essas famílias são classificadas de acordo com cidades ou aldeias. No total, foram 24.144 pessoas (v.3-35).

Dos sacerdotes, aparecem 4 famílias, em um total de 4.289 homens, que retornaram a Jerusalém, e mais 3 famílias que não puderam comprovar a sua linhagem. Os levitas retornaram em um grupo pequenos: levitas (74), cantores (128), porteiros (139) e outros serviçais do templo (392), num total de 733, um número muito pequeno comparado ao número de sacerdotes que retornaram. O total de pessoas mencionadas na lista dos que retornaram foi de 42.360 indivíduos alistados como cidadãos de Judá, afora os seus servos e servas, que não eram judeus (v.36-67).

Alguns dos chefes de família, deram ofertas voluntária para a Casa de Deus, para a reconstrução do templo. Foram 525 kg de ouro, 3.000 kg de prata e 100 vestes sacerdotais (v.68-70).

Deus cumpriu o que prometera. Foram 70 anos de cativeiro conforme profecia de Jeremias. Agora começariam a reconstrução do templo e dos muros da cidade, que estavam em ruínas. O SENHOR é fiel sempre, e cumpre as Suas promessas.

SEM COMENTÁRIO

DEIXE UMA RESPOSTA