Eu vim como luz para o mundo, a fim de que todo aquele que crê em Mim não permaneça nas trevas. João 12:46

A luz é uma forma de energia que viaja em ondas e nos permite enxergar tudo o que podemos ver. Isso significa que somos absolutamente dependentes da luz para descobrir o mundo ao nosso redor e explorar o que podemos de nosso universo infinito. Você é capaz de ler este livro por causa da luz que brilha nas páginas e em seus olhos. O conhecimento que temos acerca das dimensões do Universo se deve à luz das estrelas que nos alcança e ao nosso conhecimento sobre a velocidade da luz.

Até o século 17, acreditava-se que a luz podia percorrer qualquer distância imediatamente e não havia o conceito de “velocidade da luz”. As primeiras tentativas de mensurá-la foram feitas pelo cientista holandês Isaac Beeckman e pelo astrônomo e físico italiano Galileu Galilei. A maioria das medições mais precisas começou com o astrônomo dinamarquês Ole Rømer (1644-1710) no Observatório Real em Paris. Com base em suas observações do movimento dos planetas, Rømer estimou que a luz viajaria a uma velocidade aproximada de 220 mil quilômetros por segundo. Em 22 de agosto de 1676, ele anunciou algumas de suas descobertas fundamentais na Academia Real de Ciências em Paris. Estudos posteriores feitos por outros cientistas ajudaram a definir com maior precisão esse número. Em 1983, o 17o Congresso Geral de Pesos e Medidas adotou a velocidade de 299.792,458 quilômetros por segundo como o valor da velocidade da luz no vácuo.

É impressionante perceber que Jesus Se referiu a Si mesmo como “a luz do mundo” (Jo 8:12). E explicou mais: “Eu vim como luz para o mundo, a fim de que todo aquele que crê em Mim não permaneça nas trevas” (Jo 12:46). Assim como a escuridão física significa ausência de luz, trevas espirituais querem dizer ausência de Jesus na vida. Logo, quando Ele entra em nossa existência, brilha a luz, e as trevas vão embora.

Os cristãos têm o dever de refletir a luz de Cristo para os outros. No Sermão do Monte, Jesus chegou a declarar: “Vós sois a luz do mundo. […] Assim brilhe também a vossa luz diante dos homens, para que vejam as vossas boas obras e glorifiquem a vosso Pai que está nos céus” (Mt 5:14, 16). Logo, as pessoas deveriam ver a luz de Cristo refletida em nós e por meio de nós, indicando o caminho certo para o lar celestial.      Alberto Timm, Um dia inesquecível, MM 208, CPB

SEM COMENTÁRIO

DEIXE UMA RESPOSTA