Pois assim diz o Senhor dos Exércitos: Para obter Ele a glória, enviou-me às nações que vos despojaram; porque aquele que tocar em vós toca na menina do Seu olho. Zacarias 2:8

Com uma estrutura complexa, os olhos também se destacam como uma parte extremamente delicada do corpo. Deus assim os fez, colocando-os em proteção em uma cavidade óssea, como precioso tesouro guardado em caixa-forte. Complementando essa proteção idealizada pela sabedoria divina, há o que Charles Spurgeon definiu como o “cercado, que são as sobrancelhas, a cortina que são as pestanas e a cerca que são as pálpebras”.

Se todo o mecanismo da visão deve ser preservado com especial cuidado, não devemos nos esquecer de que a pupila, comumente chamada de “a menina dos olhos”, é a parte mais delicada e sensível de seus componentes. Intocável, qualquer avaria que lhe acometa pode significar perda irreparável, razão pela qual deve ser objeto de cuidado mais que especial.

Tendo isso em mente, podemos entender a comparação feita pelo profeta Zacarias, referindo-se primariamente a Israel. Ele assegura que o Senhor nos considera tão preciosos quanto consideramos preciosa a “menina dos olhos”. Nisso, encontramos conforto para as dores da vida, companhia para a solidão e substituto para o sentimento de perda. Deus nos tem em alta estima e não permitirá que sejamos atingidos por nada que represente uma tragédia absoluta. Podemos suportar tudo, na certeza de que somos guardados por Ele.

Não sabemos o que nos aguarda neste dia. Certamente, o Senhor reserva o melhor para nós, e isso não exclui dificuldades, experiências envolvendo pessoas, situações que talvez nos magoem e deixem algumas marcas. Afinal, não há na Bíblia um só texto que nos prometa uma vida isenta de lutas. Entretanto, anima-nos a certeza de que o Senhor trabalhará com as experiências amargas que vivenciamos, tendo em vista a formação do caráter que levaremos para a eternidade. Ele deseja nos ensinar lições que enriquecerão nossa vida espiritual, porém nos manterá sob Sua proteção, será sempre um “socorro bem presente nas tribulações” (Sl 46:1), e reivindicará nossa causa. Ele nos trata com extremo cuidado, pois somos a “menina dos Seus olhos”. Somos o centro de Sua atenção e de Seu cuidado. Sabendo disso, podemos enfrentar mais um dia confiantes e em paz. Sob Sua proteção, não temos nada a temer.

Zinaldo A. Santos, De Coração a Coração, MM 2020, CPB

SEM COMENTÁRIO

DEIXE UMA RESPOSTA