Saul morreu porque foi infiel ao SENHOR. Não obedeceu ao mandamento do SENHOR, e chegou a consultar uma necromante, em vez de pedir orientação ao SENHOR. – I Crônicas 10:13-14

Em I Crônicas 10, Saul começou muito bem o seu reinado, mas logo começou a seguir os seus próprios caminhos, desprezando as orientações do SENHOR. Em uma batalha contra os filisteus, em que, ao invés de consultar a Deus, foi consultar a uma necromante, falar com espíritos, foi orientado a ir para a batalha pois seria vitorioso (I Samuel 31). Foram totalmente derrotados, seus soldados fugiram. Os filisteus cercaram Saul e seus três filhos e mataram: Jônatas, Abinadabe e Malquisua. Saul, vendo que não tinha saída, pediu a seu escudeiro que o matasse, mas como este se negasse a fazê-lo, ele se atirou sobre sua espada e morreu. Sua dinastia chegou ao fim (v.1-6).

No dia seguinte, quando os filisteus voltaram para saquear os mortos,  encontraram o corpo de Saul e seus filhos, cortaram suas cabeças, e as afixaram na casa de seu deus Dagom, e suas armas guardaram dentro do templo. Que fim humilhante para uma pessoa que foi escolhida pelo próprio Deus para ser o rei sobre Israel, mas esqueceu de quem o chamou. Só não foi pior, pois as aves e os animais do campo se alimentariam de suas carnes, porque os homens valentes de Jabes-Gileade, buscaram os seus corpos e os sepultaram debaixo de um arvoredo, em Jabes (v.7-12).

Deus nos chama para sermos fiéis em Seus caminhos, firmes na Sua Palavra, e também uma referência para todos os que estão ao nosso redor. Não devemos fazer outras escolhas que não a de servir ao SENHOR, para que possamos habitar na eternidade ao lado de Deus. Aprender a andar na presença de Deus hoje, para andar com Ele na eternidade, é o projeto de Deus para nós.

SEM COMENTÁRIO

DEIXE UMA RESPOSTA