Diga ao povo de Israel: Eu sou o SENHOR. Eu os libertarei da opressão e os livrarei da escravidão no Egito. Eu os resgatarei com meu braço poderoso e com grandes atos de julgamento. Êxodo 6:6

Promessas de libertação (v.1-13):
Deus diz a Moisés: “Você verá o que farei ao faraó: Por minha mão poderosa, ele os deixará ir; ele os expulsará do seu país”.  Também falou da aliança feita com Abraão, Isaque e Jacó, para dar-lhes a terra de Canaã, onde viveram como estrangeiros. E agora ouviu o lamento dos israelitas,  “lembrei-me da minha aliança”.
Diga aos israelitas: “Eu sou o Senhor. Eu os livrarei da escravidão egípcia e os resgatarei com braço forte. Eu os farei meu povo e serei o Deus de vocês. Então saberão que eu sou o Senhor, o seu Deus, que os liberta, e os farei entrar na terra prometida. Eu sou o Senhor”.
Moisés lhes declarou isso, mas eles não lhe deram ouvidos, por causa da angústia e da cruel escravidão que sofriam. O Senhor ordenou a Moisés: “Diga ao faraó que deixe os israelitas saírem do país”. Moisés, porém, disse na presença do Senhor: “Se os israelitas não me dão ouvidos, como me ouvirá o faraó?” O Senhor, porém, falou a Moisés e Arão e lhes deu mandamento para os israelitas e o faraó, a fim de que tirassem o povo de Israel do Egito.
Os antepassados de Moisés e Arão (v.14-27):
Estes foram os chefes das famílias israelitas:
  • Os filhos de Rúben: Enoque, Palu, Hezrom e Carmi.
  • Os filhos de Simeão: Jemuel, Jamim, Oade, Jaquim, Zoar e Saul.
  • Os filhos de Levi: Gérson, Coate e Merari. Levi viveu 137 anos.
  • Os filhos de Gérson: Libni e Simei.
  • Os filhos de Coate: Anrão, Isar, Hebrom e Uziel. Coate viveu 133 anos.
  • Os filhos de Merari: Mali e Musi.
  • Os filhos de Anrão com sua tia Joque­bede: Arão e Moisés. Anrão viveu 137 anos.
  • Os filhos de Isar: Corá, Nefegue e Zicri.
  • Os filhos de Uziel: Misael, Elzafã e Sitri.
  • Os filhos de Arão com Eliseba: Nadabe, Abiú, Eleazar e Itamar.
  • Os filhos de Corá:  Assir, Elcana e Abiasafe.
  • Os filhos de Eleazar com uma das filhas de Futiel: Finéias.                Esses foram os chefes das famílias dos levitas, conforme seus clãs.

Moisés fala novamente a Faraó (v.28-30):

Quando o Senhor falou com Moisés no Egito, disse-lhe: “Eu sou o Senhor. Diga ao faraó tudo o que eu lhe disser”. Mais uma vez, Moisés responde ao Senhor: “Eu não sei falar bem, como o faraó me dará ouvidos?”
Moisés precisava acreditar nas palavras de Deus, e transmitir essa confiança ao povo de Israel. Deus trabalhava com o coração de Moisés e fortalecia a sua fé, para que o recado de Deus chegasse forte para o povo e também para Faraó. “Eu sou o SENHOR e vos tirarei de debaixo das cargas do Egito”. Era o que eles mais precisavam ouvir e acreditar, mas não deram ouvidos as suas palavras.
Se os filhos de Israel não ouviam Moisés, como lhe ouviria o Faraó? E ainda insistia: “E não sei falar bem”. Mas, Deus continua nos motivando e levando avante, para que não percamos a fé em Suas promessas. Como fazer uma pessoa desmotivada, motivar a mais de 600 mil homens? Deus sabe como fazer, e tem muito a nos ensinar, a começar pela Sua paciência para com os nossos temores e dúvidas.

SEM COMENTÁRIO

DEIXE UMA RESPOSTA