E, certamente, ouvireis falar de guerras e rumores de guerras; vede, não vos assusteis, porque é necessário assim acontecer, mas ainda não é o fim. Mateus 24:6

Todos os sinais negativos que antecedem a volta de Cristo não são sinais de Deus, mas de um mundo sem Deus. Não é Ele quem causa guerras, fome, pestes, terremotos e muitas outras tragédias mencionadas em Mateus 24:4 a 13. Essas ocorrências são provocadas pelo inimigo de Deus e algumas delas são resultado da escolha humana. Por isso, não será Satanás nem seus sinais que darão a palavra final sobre o momento da volta de Jesus.

Logo no início de Sua apresentação, Jesus fala de guerras e rumores de guerras, mas deixa claro: “Ainda não é o fim” (v. 6). Em seguida, ampliando a lista de catástrofes, Ele insiste: “Tudo isto é o princípio das dores” (v. 8).

Os resultados do pecado são ainda mais terríveis. Envolvem tribulação, ódio e a morte daqueles que permanecerem fiéis ao Senhor (v. 9). Revelam seres humanos sem rumo, dominados por escândalos, traição e inimizade (v. 10). Mostram um ambiente religioso confuso, com multidões seguindo pregadores que falam de Deus, mas estão longe Dele (v. 11). Produzem relacionamentos superficiais e artificiais, com pessoas pensando apenas em si mesmas, sem se importar com a dor do próximo, pois “o amor se esfriará de quase todos” (v. 12).

Após essa lista tão forte e negativa, o Senhor insiste: “Aquele, porém, que perseverar até o fim, esse será salvo” (v. 13). Apesar do cenário de grave crise, o inimigo não terá autoridade para pôr fim na história do mundo. A volta de Cristo não será definida pelas catástrofes causadas pelo inimigo, mas pelas oportunidades oferecidas por Deus.

Por isso, não podemos apoiar nosso calendário profético nas tragédias e crises. Elas estão na Bíblia, são sinais gerais, fazem parte de nossa caminhada em direção ao fim, mas não são a palavra final. São apenas resultados de um mundo sem Deus. Não dependa disso nem se motive pelo medo. Você pode acabar frustrado.

O destino do mundo não será decidido pela decadência global, mas pela ascensão da igreja, cheia do Espírito Santo. Não viva impressionado com a maldade, a violência e a degradação moral da sociedade. Essas coisas indicam que o fim está próximo, mas não o determinam. Será o reavivamento do povo de Deus que evidenciará com clareza o breve retorno do Senhor. Seja você parte desse sinal maravilhoso!

Erton Köhler, Nossa Esperança, MM 2019, CPB

SEM COMENTÁRIO

DEIXE UMA RESPOSTA