Creiam no Senhor, seu Deus, e permanecerão firmes. Creiam em seus profetas e terão êxito.  II Crônicas 20:20

Em II Crônicas 20, ao fim do reinado de Josafá, seu reino foi invadido por um “exército enorme de Edom”. Ele era um homem de coragem e valor. Durante anos fortalecera seus exércitos e suas cidades. Estava bem preparado para enfrentar seus inimigos; mas, levou o problema ao Senhor, Deus de Israel, para alcançar a vitória. “Então Josafá teve medo e se pôs a buscar ao SENHOR; e apregoou jejum em todo o Judá”. De todas as cidades veio o povo para buscar ao SENHOR (v.1-4).

Então, de pé diante do povo, Josafá derramou sua alma em oração, pleiteando as promessas de Deus, confessando a fragilidade de Israel diante do exército inimigo, e depositando toda a confiança no SENHOR. A resposta não demorou, pois veio o Espírito do SENHOR sobre Jaaziel (Deus vê) que disse: “não temais , nem vos assusteis por causa desta grande multidão, pois a peleja não é vossa, mas de Deus… não tereis de pelejar; tomai posição, ficai parados e vede o salvamento que o SENHOR vos dará” (v.5-17).

Josafá e todo o povo se prostraram com rosto em terra e adoraram ao SENHOR. Na manhã seguinte o rei disse ao povo:”Ouvi-me, ó Judá e vós, moradores de Jerusalém! Crede no SENHOR, vosso Deus, e estareis seguros; crede nos seus profetas e prosperareis”. Ordenou aos cantores e aos instrumentistas para irem a frente do exército louvando a Deus, e “tendo eles começado a cantar e a dar louvores, pôs o SENHOR emboscadas contra os filhos de Amom e de Moabe… e foram desbaratados… sem nenhum sobrevivente”. Precisaram de três dias para recolher todo o despojo deixado pelos inimigos. Depois ajuntaram-se no vale de Beracá (Bênção), onde louvaram o SENHOR, e retornaram para suas casas com muita alegria pela vitória que o SENHOR lhes deu (v.18-28).

Josafá fez aliança com o rei Acazias, de Israel, e juntos construiram navios. O profeta Eliézer, o repreendeu e disse que essas embarcações iriam naufragar, e assim foi (v.29-37).

Devemos levar sempre os nossos problemas ao SENHOR, e confiar na Sua atuação, para nos libertar e nos fortalecer SENHOR.

SEM COMENTÁRIO

DEIXE UMA RESPOSTA