E o Espirito de Deus se apossou de Saul, quando ouviu estas palavras, e acendeu-se sobremodo a sua ira. – I Samuel 11_6
O povo de Jabes-Gileade estava aflito, pois foi cercado pelos amonitas, que só fariam um acordo de paz, se o povo local permitisse que lhes vazassem o olho direito, trazendo vergonha sobre todo o Israel (v.1-2). Os anciões de Jabes pediram sete dias, para enviarem mensageiros aos seus compatriotas, e caso não houvesse resposta, eles se entregariam aos amonitas (v.3)
Quando a noticia chegou a GIbeá, o povo todo chorou, e Saul quis saber o que estava acontecendo (v.4-5),e logo o Espírito de Deus se apossou de Saul (v.6) e logo ele colocou em ação um plano para chamar os homens de Israel para segui-lo e a Samuel, na batalha contra os amonitas. Então caiu o temor do SENHOR sobre o povo, e saíram como um só homem (v.7). Antes do sol nascer, no dia seguinte, Saul já havia dividido seu exército em 3 pelotões, e cercado os amonitas, e os feriram até ao meio-dia (v.9-11).
Após a vitória, alguns de seu exercito queria tirar satisfação com aqueles que não haviam aceitado a Saul como rei, mas este teve uma atitude nobre, pois disse: Hoje, ninguém será morto, porque o SENHOR salvou a Israel (v.12-13). Samuel reuniu o povo em Gilgal onde proclamaram a Saul seu rei, perante o SENHOR, e Saul muito se alegrou ali com todos os homens de Israel (v.14-15). Saul estava começando bem o seu reinado e agora era reconhecido por todo o povo. O Espirito de Deus quer atuar na vida de cada um de nós. Precisamos permitir esse trabalho do Espírito Santo em nossa vida.