E o Espirito de Deus se apossou de Saul, quando ouviu estas palavras, e acendeu-se sobremodo a sua ira. – I Samuel 11_6
Em I Samuel 11, o povo de Jabes-Gileade estava aflito, pois foi cercado pelos amonitas (descendentes de Ló), que só aceitariam um acordo de paz, se o povo local permitisse que lhes vazassem o olho direito, trazendo vergonha sobre todo o Israel. Os anciões de Jabes pediram sete dias, para enviarem mensageiros aos seus compatriotas, e caso não houvesse resposta, eles se entregariam aos amonitas (v.1-3).
Quando a noticia chegou a Gibeá, o povo todo chorou, e Saul quis saber o que estava acontecendo, e ao saber do ocorrido, o Espírito de Deus veio poderosamente sobre Saul e ele se enfureceu. Pegou dois bois, cortou-os em pedaços e enviou mensageiros por todo Israel avisando que se eles se recusassem a vir para a batalha contra os amonitas, isso era o que ocorreria com o gado deles. Então caiu o temor do SENHOR sobre o povo, e vieram ao seu encontro (v.4-8).
Eram 300 mil homens de Israel e 30 mil de Judá. Saul mandou avisar a Jabes-Gileade que eles iriam em socorro no dia seguinte, antes do meio-dia. Antes do sol nascer, no dia seguinte, Saul já havia dividido seu exército em 3 pelotões, e chegando de surpresa, cercou os amonitas, e os feriram até ao meio-dia (v.4-11).
Após a vitória, alguns de seu exercito queriam tirar satisfação com aqueles que não haviam aceitado a Saul como rei, mas este teve uma atitude nobre, pois disse: Hoje, ninguém será morto, porque o SENHOR salvou a Israel. Samuel reuniu o povo em Gilgal onde proclamaram a Saul seu rei, perante o SENHOR, e Saul muito se alegrou ali com todos os homens de Israel (v.12-15).
Saul estava começando bem o seu reinado e agora era reconhecido por todo o povo. O Espirito de Deus quer atuar na vida de cada um de nós,  transformando o nosso caráter à semelhança do caráter de Cristo. Precisamos permitir esse trabalho do Espírito Santo em nossa vida.

SEM COMENTÁRIO

DEIXE UMA RESPOSTA