Os olhos do Senhor estão em todo lugar, contemplando os maus e os bons. Provérbios 15:3

que vem à sua mente ao ouvir a palavra “espionagem”? Da perspectiva bíblica, é possível se lembrar dos 12 espias hebreus que exploraram a terra de Canaã (Nm 13) ou dos dois espias que Raabe escondeu em Jericó (Js 2). Na política moderna, pode-se pensar nas agências Abwehr, da Alemanha; KGB, da União Soviética; ou na CIA, dos Estados Unidos. O objetivo da espionagem é reunir informações secretas sobre países inimigos ou até mesmo amistosos.

Em 22 de janeiro de 1946, o presidente dos Estados Unidos Harry S. Truman criou o Central Intelligence Group [Grupo Central de Inteligência] que, posteriormente, passou a ser chamado de Central Intelligence Agency [Agência Central de Inteligência] (CIA), a mais poderosa agência de inteligência do mundo. Atualmente, a Intelligence Community [Comunidade de Inteligência] (IC) dos Estados Unidos é formada pela coalizão de 17 agências e organizações (incluindo a CIA) que trabalham tanto de maneira independente quanto em colaboração umas com as outras, a fim de reunir e analisar as informações necessárias para a condução das relações exteriores e atividades de segurança nacional.

Por mais sofisticada e eficiente que a IC e outras agências sejam, elas não podem ser comparadas à rede de inteligência divina que supervisiona todo o Universo! Não surpreende que Davi tenha exclamado: “Para onde me ausentarei do teu Espírito? Para onde fugirei da Tua face? Se subo aos céus, lá estás; se faço a minha cama no mais profundo abismo, lá estás também; se tomo as asas da alvorada e me detenho nos confins dos mares, ainda lá me haverá de guiar a Tua mão, e a Tua destra me susterá” (Sl 139:7-10). O rei Salomão afirma: “Os olhos do Senhor estão em todo lugar, contemplando os maus e os bons” (Pv 15:3).

Em contraste com essas agências humanas, a rede de inteligência divina é amiga e tem o objetivo de nos resgatar das forças do mal. “‘Porque sou Eu que conheço os planos que tenho para vocês’, diz o Senhor, ‘planos de fazê-­los prosperar e não de lhes causar dano, planos de dar-lhes esperança e um futuro’” (Jr 29:11, NVI). Isso significa que a rede de inteligência mais sofisticada do Universo não trabalha contra nós, mas a nosso favor. Somos absolutamente protegidos por Deus, e nada pode nos acontecer fora da esfera de Seu conhecimento que tudo abrange e de Sua presciência total. Louvado seja o Senhor por cuidar de cada um de nós de maneira tão maravilhosa e eficaz!                                          – Alberto Timm, Um dia inesquecível, MM 2018

SEM COMENTÁRIO

DEIXE UMA RESPOSTA