Dã será serpente junto ao caminho, uma vibora junto a vereda, que morde os talões do cavalo e faz cair o seu cavaleiro por detrás. – Gênesis 49:17

A experiência de Eva no jardim do Éden (Gênesis 3:6) confirmou que “é praticamente impossível viver sem ser evangelista, ou para Deus ou para Satanás” (Daniel Belvedere). Esse princípio foi ilustrado de forma dramática na vida de Dudley M. Canright (1`840-1919). eminente pregador adventista das décadas de 1870-1880. Emocional e espiritualmente instável, saiu da igreja e para ela voltou por três vezes. Finalmente, na noite de 17/02/1887, após solicitar à igreja de Otsego, seu nome foi removido do rol de membros, e ele nunca mais retornou.

Em 15/10/1880, Ellen White havia lhe escrito:”Entristeceu-me o ouvir a vossa decisão, mas tenho tido razões para esperá-la… Se, porém, decidistes cortar toda conexão conosco como um povo, … rogo-vos que vos afasteis inteiramente daqueles que creem na verdade, pois uma vez que escolhestes o mundo e seus amigos, andai com aqueles que escolhestes. Não enveneneis a mente de outros tonando-vos instrumento especial de Satanás para operar a ruína de almas”ME, vol.2, p.162, 167). Desconsiderando esse pedido, Canright se tornou, por meio daquilo que falou e escreveu, um dos críticos da Igreja Adventista do Sétimo Dia e de Ellen White mais amargos e influentes.

Devemos se extremamente cautelosos, pois as críticas podem prejudicar nossa personalidade e destruir nossa fé. Ellen White nos adverte: “Vi que alguns estão definhando espiritualmente. Têm vivido por algum tempo a observar se seus irmãos andam retamente – espreitando toda falta, para então os meter em dificuldades. E, enquanto isso fazem, a mente não está em Deus, nem no Céu ou na verdade, mas simplesmente onde Satanás quer que esteja – nos outros. Seu coração é negligenciado, raramente essas pessoas veem ou sentem as próprias faltas, pois têm tido bastante que fazer em vigiar as faltas dos demais, sem sequer olhar para si mesmos, ou examinar o próprio coração. .. A menos que se reformem, não haverá no Céu lugar para elas, pois achariam defeitos no próprio Senhor (TI, vol.1.p.145).

Lembre-se: fé e crítica não andam juntas. Pro isso, paremos com as críticas e ajudemos a edificar a fé! – Alberto Timm, Um dia inesquecível, MM 2018

SEM COMENTÁRIO

DEIXE UMA RESPOSTA