Mas o Senhor é o meu baluarte e o meu Deus, o rochedo em que me abrigo.  Salmo 94:22

No Salmo 94  o salmista recorre a Deus para uma resposta ao problema do aparente triunfo dos ímpios, dirige-se a líderes injustos que se vangloriam da aparente indiferença de Deus a este problema e busca uma resposta definitiva da proteção de Deus ao justo e o triunfo final da justiça. O salmo é uma garantia de que, a despeito das aparências, a justiça prevalecerá no final.

Aparente triunfo dos ímpios (v.1-7):

  • Ó Senhor, põe um fim á maldade! Deus vingador, mostra quem és de fato! Julga a terra, toma teu lugar, dá aos arrogantes o que eles merecem! Ó Senhor, os ímpios cometem assassinato e saem impunes. Por quanto tempo permitirás que isso continue? Eles se orgulham de seus crimes!;
  • Eles caminham entre o teu povo, ó Senhor Deus, os explorando e insultando. Eliminam os que cruzam seu caminho: se não podem usá-los, então os matam. Eles pensam: “Deus não está olhando, o Deus de Jacó não se importa.”

Aparente indiferença de Deus (v.8-11):

  • Pensem outra vez, seus tolos: de quanto tempo precisam para ficar espertos? Acham que quem fez os ouvidos não ouve, que quem formou os olhos não enxerga? Acham que o treinador das nações não as corrige, que o mestre de Adão não conhece as coisas? O Senhor conhece os pensamentos de cada um; sabe que nada valem.

Proteção de Deus para o justo (v.12-23):

  • Abençoado é o homem que corriges, ó Senhor, a mulher que instruis em tua Palavra em meio ao clamor da maldade, terá paz, enquanto uma prisão é construída para os ímpios. Deus nunca se ausentará de seu povo: nunca desertará do povo que ele tanto preza. Fiquem tranquilos: a justiça está a caminho, e os de coração puro terão seus problemas resolvidos;
  • Quem me ajudará a resistir aos ímpios? Quem ficará do meu lado contra os que fazem maldades? Se o Eterno não estivesse lá para me ajudar, eu não teria conseguido. Gritei: “Estou caindo!”, mas o teu amor, Senhor, me sustentou. Quando estou deprimido e muito preocupado, tu me acalmas e me animas;
  • Pode o governo injusto ter algo em comum contigo? Eles conspiram contra os bons, tramam pelas costas dos inocentes. Mas o Eterno é agora meu esconderijo, minha rocha de refúgio. Ele fez a maldade retornar para eles; por seus caminhos maus ele os condenou à morte; o Senhor os destruirá.

A vitória para aqueles que perseveram no Senhor é certa. Se não for agora, em breve, quando Cristo voltar para buscar os Seus, louvaremos ao Senhor pelo triunfo e a destruição dos ímpios.

SEM COMENTÁRIO

DEIXE UMA RESPOSTA