Mesmo não florescendo a figueira, […] ainda assim eu exultarei no SENHOR e me alegrarei no Deus da minha salvação. Habacuque 3:17, 18

Não sabemos quase nada a respeito dele: o nome dos pais, a idade, o local de nascimento, a formação educacional, a carreira. Sabemos apenas que talvez morasse em Jerusalém e que provavelmente tenha vivido no 7° século a.C. Seu nome apa­rentemente não é hebreu, mas caldeu/babilônico. Escreveu só meia dúzia de pági­nas. Alguns especulam que era um poeta/compositor e que trabalhava no templo. Pode um personagem quase anônimo tão antigo ainda ter relevância no século 21?

Sim, séculos mais tarde, Habacuque foi relevante para Paulo formular a men­sagem da justificação pela fé. Ele ainda pode ser relevante hoje ao refletirmos sobre os problemas do mundo, os caminhos do povo escolhido e as decisões de Deus.

Habacuque tinha perguntas rondando em sua mente e não ficou com medo de questionar o responsável último pelo destino das nações e do mundo. Ele ou­sou apresentar seus porquês a Deus. Eugene Peterson diz: “Habacuque fala o que queremos dizer para Deus. Ele verbaliza nosso espanto, enuncia nossas tentativas confusas de encontrar sentido nas coisas, expressa nossa decepção com Deus.”

Para o perplexo Habacuque, não fazia sentido Deus usar a máquina de guerra de Babilônia para punir o povo judeu. Usar o pior para castigar o melhor parecia contrassenso. Além disso, por que Deus demorava tanto para resolver as coisas? Por que ficava em silêncio quando o quadro internacional pedia ação? Por que não respondia aos gritos de socorro dos justos?

Por fim, o profeta conclui que o Deus misterioso e onipotente está a cami­nho, refazendo a antiga rota da salvação, e que a terra deve ficar em silêncio diante dele. É preciso confiar na justiça de Deus, apesar das circunstâncias. O Soberano do universo está vindo, mas, se demorar, é necessário esperar. Não há alternativa.

Ainda que não houvesse frutas no pomar, a safra de trigo fosse zero, o curral esti­vesse vazio, o salário fosse insignificante, não houvesse dinheiro na poupança, o motor do carro fundisse, os documentos fossem roubados, Habacuque se alegraria em Deus!

A mensagem desse profeta sensacional nos ensina, entre outras coisas, que, se você acha que Deus não está governando direito o universo, você tem a liber­dade de dizer isso para ele; e que o justo vive pela fé, na certeza de que Deus merece confiança e de que no fim tudo dará certo, ainda que as respostas divinas sejam indiretas e demorem a surgir no horizonte.

Você tem o mesmo questionamento de Habacuque? A única solução é con­fiar nas respostas de Deus, apesar de tudo.habacuque-3_17-19

SEM COMENTÁRIO

DEIXE UMA RESPOSTA