Lança o teu pão sobre as águas, porque depois de muitos dias o acharás. Eclesiastes 11:1

Estudiosos têm basicamente duas maneiras de entender esse verso. Uma delas é que a ordem de lançar o pão sobre as águas está simbolicamente relacionada ao comércio por via marítima nos dias do autor do Eclesiastes. Negociantes tomavam o  barco, o carregavam com os bens que haviam produzido e zarpavam para comercializar em outras terras. Depois de alguns dias em viagem e envolvidos na comercialização no destino escolhido, voltavam com os resultados do trabalho.

Há também a interpretação que remonta à prática agrícola na Palestina. O trigo e a cevada, ingredientes básicos do pão, tinham suas sementes lançadas sobre a água na época da cheia dos rios. Depois que as águas baixassem, as sementes floresciam, possibilitando a colheita. Evidentemente, havia no processo um componente de fé, considerando que, mesmo sem saberem qual semente germinaria, os agricultores mantinham a confiança de que a colheita seria abundante.

A partir dessas interpretações, há o tradicional entendimento de que a indiscriminada prática da bondade será recompensada. Mas também parece evidente o princípio de proatividade e planejamento em tudo o que fizermos. Toda realização tem início na semeadura de uma ideia que, tendo germinado, é cultivada e regada por trabalho diligente, tornando-se assim um sonho acariciado até se concretizar.

A lei da semeadura e colheita é infalível em todas as áreas da vida, razão pela qual devemos trabalhar confiantemente, sem nos deixarmos esmorecer por causa de eventuais obstáculos à realização de nossos sonhos. Correr riscos faz parte da vida e, embora isso tenha sua cota de incerteza, a falta de ousadia e coragem para enfrentá-los representa garantia de fracasso.

Se você é jovem, amplie seus horizontes. Pense alto! Já passou dessa fase? Lembre-se da garantia feita aos fiéis: “Na velhice darão ainda frutos, serão cheios de seiva e de verdor” (Sl 92:14). Entregue seus planos e sonhos ao Senhor. Semeie o bem, abençoando os semelhantes de modo desinteressado. No tempo certo, a recompensa virá.

Uma ótima sugestão é seguir este conselho: “Consagre-se a Deus pela manhã; faça disso a sua primeira atividade. Que a sua oração seja: ‘Toma-me, ó Senhor, para ser Teu inteiramente. Deponho todos os meus planos a Teus pés. […] E que tudo o que eu fizer seja efetuado por Ti’” (Ellen White, Caminho a Cristo, p. 69)

Que Deus abençoe seus projetos para este dia!

Zinaldo A. Santos, De Coração a Coração, MM 2020, CPB

SEM COMENTÁRIO

DEIXE UMA RESPOSTA