Bendito seja o SENHOR, Deus de nossos pais, que deste modo moveu o coração do rei para embelezar a Casa do SENHOR, em Jerusalém.          Esdras 7:27

Em Esdras 7, cerca de 70 anos após a ida de Zorobabel e Josua, para reconstruir o templo do Senhor  e os muros da cidade, Esdras recebe a incumbência de ir até Jerusalém, para ensinar a Palavra de Deus ao povo, bem como supervisionar as obras e se tudo estava de acordo com a vontade de Deus.

Esdras era sacerdote, descendente de Arão, por parte de seu filho Eleazar e do neto Fineias. Também era escriba, conhecedor da lei de Moisés, dada pelo Senhor, o Deus de Israel. Recebeu essa incumbência no sétimo ano do reinado de Artaxerxes, rei do império Medo-Persa (1-7).

Partiu de Babilônia em 8 de abril, o primeiro dia do novo ano, e chegou a Jerusalém em 4 de agosto, e Deus era com ele. Esdras tinha decidido estudar a lei do Senhor, obedece-la e ensinar seus decretos e estatutos ao povo de Israel (v.8-10).

Foi durante o reinado de Artaxerxes que Esdras e Neemias viveram e trabalharam. O rei tinha toda a confiança em ambos como homens indicados por Deus, despertados para uma obra especial. Confiava tanto na  integridade de Esdras, que atendeu o seu pedido,  e outorgou-lhe ricos dons para o serviço do templo. Tornou-o um representante  do reino medo-persa, e conferiu-lhe extensivos poderes para que pusesse em prática os propósitos que tinha em seu coração. Recebeu poder para nomear magistrados e juízes para julgar o povo, e para condenar a morte, ou desterro, ou prisão, aqueles que não observassem  a lei do seu Deus. Ele louvou ao Senhor por intervir junto ao rei para que seus planos se realizassem (v.11-26).

É maravilhosa a forma como Deus trabalha. Esdras sentiu que Deus tinha um grande projeto e se colocou em Suas mãos, confiando em Seus planos. Foi para Jerusalém, com ouro, prata e outros bens, para terminar a obra na Casa de Deus, e na reconstrução de Jerusalém. Levava uma carta assinada pelo próprio rei, outorgando todo o poder para fazer o que achasse necessário. Esse é o nosso grande Deus. Precisamos nos colocar em Suas mãos e deixar que Ele faça Sua obra através de nós.

SEM COMENTÁRIO

DEIXE UMA RESPOSTA