Nu sai do ventre de minha mãe e nu voltarei; O SENHOR o deu e o SENHOR o tomou; bendito seja o nome do SENHOR! – Jó 1:21

Em Jó 1, Jó vivia em Uz e era íntegro e reto, temente a Deus e se desviava do mal. Isto é o que Deus espera de cada um de nós. Tinha 10 filhos, que se davam muito bem, e promoviam banquetes entre eles. Jó era o homem mais rico daquela região, tinha muitos animais e servos. Ele se preocupava com seus filhos, intercedendo por eles perante Deus, para o caso de terem cometido algum pecado (v.1-5).

Certo dia, os anjos vieram à presença do Senhor, e Satanás, o acusador, veio com eles. Deus o questionou: “De onde você vem?”, e o inimigo respondeu: “De rodear a Terra”. Deus perguntou se ele observara seu servo Jó, “Não há ninguém na terra como ele. É homem íntegro e correto, teme a Deus, e se desvia do mal”. Satanás respondeu: “Pusestes um muro de proteção ao redor dele, de sua família e de seus bens… Toque em tudo que ele tem, e ele te amaldiçoará!” Deus aceita o desafio, e libera Satanás a levar seus planos adiante, mas: “somente contra ele não estendas a mão” (v.6-12).

Talvez você se pergunte: “o que Jó tem a ver com a conversa entre Deus e Satanás?”. Deus conhece cada um de Seus filhos, e sabe até onde eles conseguem suportar (I Corintios 10:13). Disse que: “No mundo tereis aflições” (João 16:36. Todos estamos sujeitos as investidas do inimigo.

O inimigo foi implacável com Jó, não permitindo nem que ele respirasse direito, entre uma noticia ruim e outra, trazida pelos seus servos sobreviventes das tragédias.

  1. os sabeus roubaram todos seus bois e mataram todos os empregados;
  2. caiu fogo dos céus e matou suas ovelhas e todos os seus pastores;
  3. os caldeus roubaram seus camelos e mataram seus servos;
  4. seus filhos estavam em um banquete, quando um vendaval destruiu a casa e matou a todos (v.13-19).

Como Jó reagiu diante de tantas tragédias em um único dia? Não blasfemou contra Deus, mas mostrou resignação e temor ao SENHOR. Rasgou suas vestes, rapou a cabeça, lançou-se em terra e adorou ao SENHOR: “Nu sai do ventre de minha mãe e nu voltarei; O SENHOR o deu e o SENHOR o tomou; bendito seja o nome do SENHOR!”  (v.20-22).

Jó manteve o equilíbrio, quando homens de menos têmpera teriam desmoronado diante dos terríveis golpes. Que o SENHOR nos fortaleça para estarmos sempre preparados contra as investidas do inimigo.

SEM COMENTÁRIO

DEIXE UMA RESPOSTA