Joiada fez aliança entre o SENHOR, o rei e o povo, estabelecendo que eles seriam o povo do SENHOR.  II Reis 11:17

Em II Reis 11, Atalia, ao saber da morte de seu filho, Acazias, mandou matar toda a descendência real para assumir como rainha. Ela não era da descendência de Davi, mas era filha de Acabe com Jezabel. A sede de poder fez com que praticasse tal ato, mas era tão “boa avó”, que nem deu pela falta de seu neto Joàs, filho de Acazias, que foi salvo por Jeoseba, meia irmã de Acazias e esposa do sumo sacerdote Joiada (II Crônicas 22:11), e escondido no templo (v.1-3).

No sétimo ano do reinado de Atalia, Joiada mandou chamar ao templo os comandantes da guarda real, e apresentou o menino Joás, filho de Acazias, como o rei legítimo de Judá. Preparou uma guarda pessoal para o novo rei, e ordenou aos capitães que mantivessem posições estratégicas, pois o menino seria coroado rei. Joiada colocou a coroa no rei, e lhe deu o Livro do Testemunho, a qual denotaria a devoção do rei à Lei do SENHOR, que dirigiria a sua vida. Atalia, ouvindo o clamor dos da guarda e do povo, foi verificar o que estava ocorrendo e rasgando suas vestes clamou: “Traição”! Foi levada para fora da Casa do SENHOR, e foi morta (v.4-16).

Assim termina o reinado de Atalia e começa o reino de Joás, com sete anos de idade. Joiada fez uma aliança entre o SENHOR, o rei e o povo, para serem o povo do SENHOR. Estes destruíram o templo de Baal e suas imagens, e mataram a Matã, o sacerdote de Baal. Alegraram-se todos e a cidade ficou tranquila (v.17-23).

Jeoseba e seu esposo e sumo-sacerdote Joiada, além de protegerem. também educaram o futuro rei nos caminhos do Senhor. Isso provocou uma grande mudança no povo, levando-os novamente a seguir a Deus. Tenha coragem também para fazer as mudanças que se fazem necessárias, e firme-se nos caminhos do SENHOR.

SEM COMENTÁRIO

DEIXE UMA RESPOSTA