Diga-nos, mulher de beleza incomparável: Por que seu amado é melhor que todos os outros? O que ele tem de tão especial para fazermos a você essa promessa?      – Cântico 5:9

No Cântico 5, Salomão desperta a amada com seu chamado. A esposa experimenta o amor do marido e se apaixona. Depois é a vez dela fazer uma descrição do esposo mediante suas graças.

Esposo (v.1):

Já entrei no meu jardim, minha irmã, minha esposa; colhi a minha mirra com as minhas especiarias, comi o meu favo com o meu mel, bebi o meu vinho com o meu leite;

As mulheres de Jerusalém:

Comei e bebam, ó amados! Sim, bebam de seu amor quanto puderem.

Esposa (v.2-8):

Eu dormia, mas o meu coração velava, estava desperto; e eis a voz do meu amado que está batendo à porta e me chama: “Abra a porta para mim, minha irmã, meu amor, pomba minha, porque a minha cabeça está molhada de orvalho”. Respondi: “Já despi a minha roupa; como a tornarei a vestir? Já lavei os meus pés; como os tornarei a sujar?” O meu amado pôs a sua mão pela fresta da porta, tentou destrancar a porta, e as minhas entranhas estremeceram por amor dele, o meu coração se agitou.

Me levantei de um salto para abrir ao meu amado, minhas mãos destilavam perfume, e dos meus dedos pingava mirra, quando puxei o ferrolho. Abri ao meu amado, mas ele já tinha se retirado; a minha alma desfaleceu, meu coração quase parou de tristeza quando ele falou; busquei-o e não o achei, chamei-o e não me respondeu.

Acharam-me os guardas que rondavam pela cidade; espancaram-me, feriram-me, tiraram-me o manto os guardas dos muros. Conjuro-vos, ó filhas de Jerusalém, que, se achardes o meu amado, lhe digais que estou enferma de amor.

As mulheres de Jerusalém (v.9):

Diga-nos, mulher de beleza incomparável: Por que seu amado é melhor que todos os outros? O que ele tem de tão especial para fazermos a você esta promessa?

Esposa (v.10-16):

O meu amado é moreno e fascinante; ele se destaca no meio da multidão! A sua cabeça é como o ouro mais apurado, os seus cabelos são crespos, pretos como o corvo. Os seus olhos são como pombas junto às correntes das águas, postos em engaste, incrustados como joias lavadas em leite. 13 As suas faces são como um canteiro de bálsamo, como flores perfumadas; os seus lábios são como lírios gotejando mirra com doce aroma.

As suas mãos, os seus braços, são como anéis de ouro engastados de berilo; o seu ventre como alvo marfim polido, que resplandece como safiras. 15 As suas pernas são como colunas de mármore, colocadas sobre bases de ouro puro; o seu porte é majestoso como o dos cedros do Líbano. A sua boca e a sua voz são muitíssimos suaves; sim, ele é totalmente desejável em todos os sentidos. Tal é o meu amado, e tal o meu amigo, ó filhas de Jerusalém.

A esposa descreve o seu amado, e ela usa expressões muito ricas para o fazer: cheio de vida e vigor! Ele é único! Incomparável! Não há ninguém como ele! Seus cabelos atraem-me com seus cachos negros. seu olhar é profundo e cativante, e transborda de amor, como ricas fontes. Seu rosto segreda-me doce ternura e inabalável segurança. Sua voz, ah, que voz! Suas palavras satisfazem plenamente o íntimo do meu ser. Seus braços fortes sobressaem. Seu corpo é como obra de um escultor, toda feita de marfim. Ele é elegante como um cedro, e suas pernas são como colunas de mármore. Sua boca é pura doçura! Tudo nele me encanta! Ele é totalmente desejável! (A Mensagem) Quem não gostaria de ser visto dessa forma por sua amada?

SEM COMENTÁRIO

DEIXE UMA RESPOSTA