Titulo – O livro é conhecido como Cânticos de Salomão. Talvez por ser o melhor dos muitos cânticos de Salomão, no mesmo sentido que “Rei dos reis” para o “Rei supremo”, acima de todos os reis. Salomão compôs 3.000 provérbios e os seus cânticos foram 1.005 ( I Reis 4:32)

Autoria – O título e a tradição estão a favor da autoria salomônica. Seria estranho se nenhum dos muitos cânticos que Salomão escreveu ( I Reis 4:32) tivesse sido preservado. Alguns atribuem os Salmos 72 e 127 a Salomão. Algumas evidências a favor de ser de autoria de Salomão: o conhecimento sobre plantas, animais e outras peculiaridade da natureza; o conhecimento de amplos produtos estrangeiros como os que foram importados no tempo de Salomão; a semelhança dos Cânticos de Salomão com certas partes do livro de Provérbios (Ct 4:5 e Pv. 5:19, por exemplo).

Contexto histórico – Os Cânticos foram compostos no período áureo da monarquia hebraica. Parece que o rei escreveu sobre seu próprio amor. Salomão amou muitas mulheres estrangeiras, incluídas entre as 700 esposas e 300 concubinas. O número apresentado em Cânticos 6:8 é menor: apenas 60 rainhas e 80 concubinas. Tem-se a impressão que ele escreveu este cântico ainda na juventude. A noiva é descrita como uma jovem camponesa sulamita. Um enlace com uma moça dessa classe seria um verdadeiro “casamento por amor”. A donzela seria de Suném, uma cidade no território de Issacar, a 11,2 km a leste de Megido.

Tema – Os Cânticos de Salomão são lindas canções sobre o amor ideal no antigo Oriente, escritos no estilo de poesia idílica. Aparentemente, toda a canção é uma história de amor entre Salomão e uma jovem camponesa do norte da Palestina com quem o rei se casou por amor. O cântico é um poema oriental, e muitas de suas ilustrações são estranhas à mente ocidental. O poema foi escrito no mundo oriental antigo, onde as pessoas falavam mais abertamente sobre questões íntimas do que o admite o mundo ocidental moderno.

Esboço:

  • O casamento entre Salomão e a donzela sulamita – 1:1 – 2:7
  • Lembranças de encontros felizes – 2:8 – 3:5
  • Lembranças do noivado e do casamento – 3:6 – 5:1
  • Amor perdido e reconquistado – 5:2 – 6:9
  • A beleza da noiva é exaltada – 6:10 – 8:4
  • A visita ao lar da noiva no Líbano.

SEM COMENTÁRIO

DEIXE UMA RESPOSTA