Pois todos pecaram e carecem da glória de Deus, sendo justificados gratuitamente, por Sua graça, mediante a redenção que há em Cristo Jesus. Romanos 3:23, 24

A Organização Mundial da Saúde (OMS) identifica o câncer como a segunda principal causa de morte no mundo todo. Esse termo genérico se refere a um grande conjunto de doenças caracterizadas pelo crescimento anormal das células além de seus limites comuns, comprometendo tecidos e até mesmo órgãos do corpo. Uma das referências mundiais para o tratamento dessa enfermidade é a Universidade de Loma Linda, no sul da Califórnia.

Em 1970, o doutor James M. Slater e sua equipe começaram a desenvolver um sistema que conseguisse explorar plenamente o potencial de tratamento de pacientes com câncer por meio de partículas radioativas carregadas. O objetivo era guiar com exatidão o raio externo de radiação, a fim de que ele atingisse o tumor. Como parte desse ambicioso programa, em 1985, o doutor Slater propôs à universidade construir o primeiro acelerador de prótons dentro de um hospital, capaz de produzir uma forma mais precisa de radiação do que a padrão ou cirúrgica.

Apesar da forte oposição inicial, o centro de terapia com feixes de prótons foi construído, com o investimento de 45 milhões de dólares. O primeiro paciente, vítima de um tumor ocular, foi tratado em 23 de outubro de 1990. O tratamento de tumores cerebrais foi iniciado em março de 1991, e os tratamentos usando o gantry de rotação começaram em 26 de junho de 1991. Mais de 150 pessoas são tratadas todos os dias no centro, o primeiro do tipo nos Estados Unidos.

A luta contínua para curar o câncer ou, pelo menos, mantê-lo sob controle pode nos ensinar lições espirituais significativas. Primeiro, aquilo que o câncer representa para o corpo humano, o pecado simboliza para nossa vida espiritual e moral. De acordo com Billy Graham, “o pecado é como o câncer: destrói pouco a pouco. Lentamente, sem que nos apercebamos de sua insidiosa presença, ele vai se alastrando.”

Em seguida, infinitamente mais eficaz do que a terapia com feixe de prótons para a cura do câncer é o sacrifício de Cristo para nos curar do pecado. De acordo com Paulo, “todos pecaram e carecem da glória de Deus, sendo justificados gratuitamente, por Sua graça, mediante a redenção que há em Cristo Jesus” (Rm 3:23, 24). Embora alguns tipos de câncer ainda tenham pequena probabilidade de cura, todos os pecadores arrependidos podem ser perfeitamente curados por meio do sacrifício de Cristo na cruz. Louvado seja o Senhor por isso! – Alberto Timm, Um dia inesquecível, MM 2018, CPB

SEM COMENTÁRIO

DEIXE UMA RESPOSTA