Cria em mim, ó Deus, um coração puro e renova dentro de mim um espírito inabalável. Salmo 51:10

O Salmo 51 foi composto por Davi depois de seu pecado com Bate-Seba, na angústia do remorso e desgosto de si próprio. É uma expressão do arrependimento de Davi, quando lhe veio de Deus a mensagem de reprovação, que havia de ser entoada nas assembleias públicas de seu povo, para que outros pudessem instruir-se pela triste história de sua queda. É uma oração por perdão e por santificação por meio do Espírito Santo.

  • Compadece-te de mim, ó Deus, segundo a tua benignidade; e, segundo a multidão das tuas misericórdias, apaga as minhas transgressões. Lava-me completamente da minha iniquidade e purifica-me do meu pecado;
  • Estou ciente das minhas transgressões, e o meu pecado está sempre diante de mim. Pequei contra ti somente, e fiz o que é mau perante os teus olhos, de maneira que será tido como justo no teu julgar;
  • Nasci na iniquidade (todos nascem com propensão ao pecado) e em pecado me concebeu minha mãe. Eis que te comprazes na verdade e me fazer conhecer a sabedoria. Purifica-me com hissopo, e ficarei limpo; lava-me, e ficarei mais alvo que a neve;
  • Faze-me ouvir júbilo e alegria, para que exultem os ossos que esmagaste. Desvia seu rosto dos meus pecados e apaga todas as minhas iniquidades;
  • Cria em mim, ó Deus, um coração puro e renova dentro de mim um espírito inabalável;
  • Não me repulses da tua presença, nem me retires o teu Santo Espírito. Restitui-me a alegria da tua salvação e sustenta-me com um espírito voluntário;
  • Então ensinarei aos transgressores os teus caminhos, e os pecadores se converterão a ti (sua experiência poderia ser útil para que outros pudessem alcançar o perdão também);
  • Abre os meus lábios, e a minha boca manifestará os teus louvores. Não te alegras em sacrifícios; do contrário eu tos daria. Sacrifícios agradáveis a Deus são o espírito quebrantado; coração compungido e contrito;
  • Faze bem ao teu povo (Sião), segundo a tua boa vontade; edifica os muros de Jerusalém. Então te agradarás dos sacrifícios de justiça, dos holocaustos e das ofertas queimadas (v.1-19).

Davi reconhecia a importância e o valor das formas da adoração pública quando significavam sinais exteriores do espírito sincero do adorador. Deve-se cuidar para que os aspectos formais da adoração pública preservem o espírito de adoração humilde. Deus não se alegra com sacrifícios, se o coração do doador está em pecado.

SEM COMENTÁRIO

DEIXE UMA RESPOSTA