Louvo a Deus por suas promessas, confio em Deus e não temerei; o que me podem fazer os simples mortais? Salmo 56:4

Os Salmos 56 e 57 são chamados de “salmos gêmeos” por causa das semelhanças no conteúdo e no desenvolvimento do tema. Começam com as mesmas palavras, consistem de duas partes similares que envolvem oração por livramento e louvor pelo socorro obtido; e empregam um refrão no final de cada seção. Davi o compôs como resultado de sua experiência com os filisteus em Gate. Davi expressa sua confiança em Deus que vence todo temor.

– Oração pelo livramento (v.1-4):

  • Tem misericórdia de mim, ó Deus, porque o homem procura ferir-me e me oprime, me atacam o dia todo. Os que espreitam continuamente querem ferir-me; e são muitos os que atrevidamente me combatem;
  • Em que vindo o temor, hei de confiar em ti. Em Deus, cuja palavra eu exalto, neste Deus ponho a minha confiança e nada temerei. O que pode me fazer o simples mortal?

– A certeza da vitória (v.5-13):

  • Torcem minhas palavras diariamente, seus pensamentos são contra mim. Ajuntam-se para espionar os meus passos, como aguardando a hora de me darem cabo da vida;
  • Dá-lhes a retribuição segundo a sua iniquidade. Derriba os povos, ó Deus, na tua ira! Conheces bem as minhas angustias, recolheste as minhas lágrimas no teu odre; não estão elas inscritas no teu livro?;
  • No dia em que te invocar, baterão em retirada os meus inimigos, bem sei isto: que Deus é por mim. Em Deus, cuja palavra eu louvo, neste Deus ponho a minha confiança e nada temerei. Que me pode fazer o homem?

– Reforçando os votos (v.12-13):

  • Os votos que fiz, eu os manterei, ó Deus; render-te-ei ações de graças. Pois da morte me livraste a alma, sim, livraste da queda os meus pés, para que eu ande na presença de Deus, na luz da vida.

O Salmo termina com dois versículos de agradecimento. O salmista promete expressar gratidão a Deus por responder sua oração. Ele cumpre o voto. E ele quer andar na presença de Deus, da mesma maneira que Deus orientou a Abraão: “Anda na Minha presença e sê perfeito” (Gen.17:1). Este é o desejo de Deus para cada um de nós: Andar na presença de Deus e ser perfeito.

SEM COMENTÁRIO

DEIXE UMA RESPOSTA