E habitarei no meio dos filhos de Israel e serei o seu Deus. E saberão que eu sou o SENHOR, seu Deus, que os tirou da terra do Egito, para habitar no meio deles; eu sou o SENHOR, seu Deus. – Êxodo 29:45-46
Em Êxodo 29, Deus mostra o Seu propósito de  ficar mais próximo do homem, e para isso os tirou das terras estrangeiras, libertou-os da escravidão, e os levou para a terra prometida. Mas para estar na presença de Deus, o homem deveria se purificar e compreender que Deus é santo.
O próprio Arão e seus filhos, deveriam ser dedicados ao Senhor, através de sacrifício de animais e cerimônias de consagração. O novilho e os carneiros deveriam ser “sem defeito”, os pães e bolos deveriam ser “asmos, sem fermento”. Arão e seus filhos deveriam ser lavados com água, para simbolizar a purificação, sem manchas, sem pecados (v.1-4).
Depois de Arão ser vestido com suas vestes sacerdotais, seria ungido com azeite puríssimo. Eles teriam que colocar as mãos sobre a cabeça do novilho, simbolizando a transferência de seus pecados para o animal, e depois o imolavam, matavam (v.5-11).
A seguir faziam algo semelhante com os carneiros, e com o sangue do segundo carneiro, Moisés separava uma parte e colocava na ponta da orelha direita de Arão e de seus filhos, simbolizando que esse ouvido era santificado para ouvir a Palavra do Senhor. Também colocava na mão direita, santificando-as para a obra mediadora deles, e no pé direito simbolizando uma vida santificada e um exemplo aos outros. Assim eles eram consagrados ao Senhor (v.12-21).
Deus habitaria no meio de Seu povo, no santuário, no lugar santíssimo, através do Shekinah (uma nuvem que indicava a presença do SENHOR), e o povo sentiria a necessidade da consagração para estar na presença de Deus (v.45-46). Hoje as pessoas vão as igrejas, buscar a presença do SENHOR, mas já não buscam essa purificação de atos e pensamentos, e se distraem com muitas coisas, e não sentem a presença de Deus em suas vidas.

SEM COMENTÁRIO

DEIXE UMA RESPOSTA