Foge da presença do homem insensato, porque nele não divisarás lábios de conhecimento. Provérbios 14:7
Muitos conselhos de Salomão podem parecer preconceituosos.  Dá a impressão de que os sábios devem olhar para os insensatos como se tivessem alguma doença contagiosa e passar longe deles.  O verso de hoje poderia ser visto desse modo.  “Foge da presença do insensato”, afirma Salomão.
O homem ou a mulher que segue os conselhos divinos não pode tornar-se uma ilha, um ermitão ou formar um grupo exclusivista.  Jesus disse: “Vós sois o sal da Terra”.  O sal tem que se misturar com os alimentos que o rodeiam para dar sabor. Não pode cumprir a sua missão guardado na prateleira.  Portanto, encontramos aqui uma aparente contradição bíblica.  Jesus afirma uma coisa enquanto Salomão afirma outra.  É assim? Não.  Jesus está falando da missão, Salomão do preparo para o cumprimento da missão.
Jesus em outra ocasião, pediu ao seu Pai, referindo-se a nós: “Não os tires do mundo, mas guarda-os do mal” – João 17:15.  Esta declaração de Jesus explica a aparente contradição.  Precisamos viver entre as pessoas, precisamos amá-las e ser companheiros delas em todos os momentos e circunstâncias do cotidiano, mas isso não envolve participar das atividades onde se dizem ou fazem coisas que não edificam.
O conselho do sábio hoje, numa linguagem simples é – fique longe de pessoas que começam a falar tolices porque em reuniões dessa natureza você não tem nada a aprender.
O tempo é um dom valioso. Um dia teremos que render conta da maneira como o usamos.  Se você contabilizasse as horas que se desperdiçam em conversas que não edificam, e que  podem até destruir seus valores, você veria que lata vazia  faz muito barulho, mas infelizmente não contribui nada. Fuja de conversas desse tipo. Uma pessoa sábia usa o tempo para construir, não para destruir.
Faça deste dia um dia de atenção aos outros.  As pessoas não estão interessadas em saber quem você é ou quanto você sabe a não ser que você se importe com elas e você só conseguirá isso se tiver o amor de Cristo no seu coração.  Tenha um dia feliz, ah e não esqueça: “Foge da presença do homem insensato porque nele não divisarás lábios de conhecimentos”. – Alejandro Bullón, Janelas para a vida, MM 2007, CPB

SEM COMENTÁRIO

DEIXE UMA RESPOSTA