Não to mandei Eu? Sê forte e corajoso; não temas, nem te espantes, por que o Senhor, teu Deus, é contigo por onde quer que andares. Josué 1:9

Uma apresentação musical excepcional costuma derivar da combinação de três componentes fundamentais: a peça que está sendo tocada, a qualidade do instrumento utilizado e a habilidade de quem está tocando. Um instrumento excelente nas mãos de um músico principiante não faz muita diferença. Em contrapartida, até mesmo um instrumento comum nas mãos de um virtuoso musicista pode fazer grande diferença.

O italiano Niccolò Paganini (1782-1840) foi um violinista e compositor extremamente habilidoso. Alguns chegam a considerá-lo o mais famoso virtuose do violino de todos os tempos. Em 31 de maio de 1794, Paganini fez sua estreia pública em Gênova, sua cidade natal, aos 11 anos de idade. Provavelmente, seus dedos fossem longos e flexíveis por causa da síndrome de Marfan, e isso permitiu que desenvolvesse técnicas novas e difíceis de tocar o instrumento. Além disso, ele também gostava de impressionar o auditório com algumas exibições especiais. Por exemplo, ele aumentava um semitom da corda Lá de seu violino, ou tocava “A Dança das Bruxas” com uma só corda, depois de usar uma tesoura no palco para cortar as outras três. Em qualquer um dos casos, o público sempre ficava impressionado com suas apresentações surpreendentes.

Algumas pessoas são tão habilidosas e bem-sucedidas em sua carreira que podem ser comparadas ao próprio Paganini. A maioria de nós, porém, talvez se pareça mais com seu violino de cordas quebradas. Ao olhar para nós mesmos, enxergamos apenas fraquezas e limitações. Quem sabe duvidemos de que Deus possa nos usar de alguma maneira. Outras pessoas podem até confirmar as dúvidas que temos, diminuindo ainda mais nossa autoestima baixa.

Assim como no caso de Paganini, o que realmente importa não é o número de cordas que nos resta, mas as mãos do artista. Deus é capaz de usar você, mesmo que apenas uma das cordas esteja no lugar. E ainda que todas as cordas tenham se estragado, Ele pode acrescentar quantas cordas novas à sua vida forem necessárias. A única condição é se colocar nas mãos Dele e permitir que o Senhor faça a própria vontade em sua vida, dando a Ele toda honra e glória por suas conquistas. A promessa divina para hoje é: “Sê forte e corajoso; não temas, nem te espantes, por que o Senhor, teu Deus, é contigo por onde quer que andares” (Js 1:9). Alberto Timm, Um dia inesquecível, MM 2018, CPB

SEM COMENTÁRIO

DEIXE UMA RESPOSTA