Ia Davi crescendo em poder cada vez mais, porque o SENHOR dos exércitos era com ele. – I Cronicas 11:9

Em I Crônicas 11, com a morte de Saul, todo o Israel se ajuntou a Davi, em Hebrom, e o ungiram rei sobre eles, e Davi fez com eles uma aliança perante o SENHOR (v.1-3).

Dentre suas prioridades como rei sobre Israel, estava reconquistar as terras que Deus dera ao povo, e que estavam nas mãos do inimigo. Começando por Jebus (Jerusalém), os jebuseus, que disseram: “Você jamais entrará aqui”. Davi lançou um desafio para seus soldados: O que primeiro ferir os jebuseus será o comandante do meu exército. Então Joabe, subiu primeiro e se tornou o comandante dos exércitos de Israel. Davi foi morar na fortaleza recém conquistada, e ela passou a se chamar Cidade de Davi (v.4-6).

Davi foi se tornando cada vez mais poderoso, pois o Senhor dos Exércitos estava com ele. Davi tinha em seu exército homens muito valentes. Três deles se destacavam:

  • Jesobeão, líder dos Três guerreiros mais valentes. Certa ocasião usou a sua lança para matar 300 soldados inimigos numa só batalha;
  • Eleazar, que juntamente com Davi, em uma peleja contra os filisteus, e os soldados havia se retirado. Ele feriu os filisteus, até lhe cansar a mão e ficar pegada a espada (II Samuel 23:9-10). Naquele dia o Senhor efetuou grande livramento;
  • Sama, enfrentou os filisteus em Lei e defendeu uma plantação de cevada (ou lentilhas), e feriu os inimigos. O Senhor efetuou grande (II Samuel 23:11-12) (v.15-47).

Certa ocasião Davi, manifestou o desejo de beber água do poço da Belém, que estava sob o domínio dos filisteus, e os três foram até Belém e trouxeram água para Davi, que a derramou no solo. Além deles também haviam os 30 valentes de Davi (v.7-47).

A aliança de Davi com o Senhor era o segredo de suas vitórias. Fidelidade ao SENHOR, obediência aos Seus ensinamentos, e buscar saber a vontade do SENHOR para determinada situação. O mesmo segredo de Davi está a nossa disposição para que possamos ser vitoriosos nos embates do dia a dia, sempre ao lado do SENHOR.

SEM COMENTÁRIO

DEIXE UMA RESPOSTA