Ia Davi crescendo em poder cada vez mais, porque o SENHOR dos exércitos era com ele.     – I Cronicas 11:9

Com a morte de Saul, em batalha com os filisteus, todo o Israel se ajuntou a Davi, em Hebrom, e o ungiram rei sobre eles (v.1-2), e Davi fez com eles aliança perante o SENHOR (v.3). Entre suas primeiras atividades como novo rei sobre Israel, foi reconquistar terras que Deus havia dado ao povo, e que agora estava nas mãos de seus inimigos. Começando por Jebus, que é Jerusalém, onde o povo local disse: Tu não entraras aqui (v.4-5), mas como Davi tinha uma aliança com o SENHOR, a vitória foi alcançada. E nessa ocasião, Davi lançou um desafio: Qualquer que primeiro ferir os jebuseus será chefe e comandante. Então Joabe, subiu primeiro e foi feito chefe (v.6).

Davi alcançava vitórias sucessivas porque ele era com Deus, e Deus era com ele (v.9). Também Davi tinha em seu exército homens muito valentes, como Jesobeão, o qual brandindo a sua lança contra trezentos, de uma vez os feriu (v.11). Tinha Eleazar, que juntamente com Davi, protegendo um pedaço de terra cheio de cevada, o defenderam contra os filisteus e os feriram, e o SENHOR efetuou grande livramento (v.12-14). E a lista de homens valentes que faziam parte do exército de Davi continua (v.15-47).

Diferentemente de Saul, Davi logo fez aliança com o SENHOR, e este era o segredo de suas vitórias, Fidelidade ao SENHOR, obediência aos Seus ensinamentos, buscar sempre, antes de qualquer outra coisa, saber a vontade do SENHOR para determinada situação. O mesmo segredo de Davi está a nossa disposição para que possamos ser vitoriosos nos embates do dia a dia, sempre ao lado do SENHOR.davi-ungido-rei