Da idade de 30 anos era Davi quando começou a reinar; e reinou 40 anos. – II Samuel 5:4
Com a morte de Isbosete, o povo de Israel foi a procura de Davi para ungi-lo como rei, também sobre eles (v.1-3). Davi ainda era novo, e enfrentou muitos problemas, incluindo as perseguições de Saul, em sua mocidade. Quando começou a reinar sobre Judá, tinha apenas 30 anos (v.4), mas muita experiência de vida.
Davi era um rei de muita ação. Não podia ver o povo de Israel sendo explorado pelos inimigos, e logo começou as batalhas de Deus para expulsar os inimigos e ser reconhecido pelos outros reis da região:
01 – expulsa os jebuseus de Jerusalém, tomando a fortaleza que era ocupada por eles, e ali fazendo a sua morada, a Cidade de Davi (v.6-9);
02 – Davi ia crescendo em poder cada vez mais, porque o SENHOR, Deus dos Exércitos, era com ele;
03 – Hirão, rei de Tiro envia madeiras e carpinteiros para construir uma casa para Davi (v.11-12)
04 – Nascem mais filhos a Davi em Jerusalém, dentre eles Salomão (v.13-16);
05 – Davi consulta ao SENHOR sobre uma batalha contra os filisteus que vieram para prendê-lo, e o SENHOR os entrega em suas mãos, indo adiante de Davi para derrotá-los (v.17-21);
06 – Os filisteus atacam novamente, e mais um vez Davi busca sabedoria em Deus, e Deus o orienta dando uma nova estrategia para o ataque, e Davi vence mais uma batalha (v.22-25).
Davi sempre que buscava a Deus, obtinha a vitoria, através das orientações do SENHOR. Devemos também consultar ao SENHOR em tudo o que formos fazer, mas sempre antes de o fazer, e não depois de feito. E assim como Davi, sempre exaltar ao SENHOR, reconhecendo que as vitórias só foram possíveis por estarmos ligados ao SENHOR.