Avisado Saul de que Davi tinha fugido para Gate, desistiu de o perseguir. – I Samuel 27:4

Em I Samuel 27, Davi, cansado de ser perseguido por Saul, busca abrigo nas terras dos filisteus, com o rei Aquis, de Gate. Saul, ao saber do novo esconderijo de Davi, desiste de o perseguir.  No passado, Davi desfrutara a orientação de Gade e Abiatar, do Urim e do Tumim; mas, por fim, desanimado, ele se afastou da ajuda divina e fez os seus próprios planos. Agora, Davi não se faz passar por louco, como fizera anteriormente (I Samuel 21:10). Ele pede abrigo ao rei Aquis, que o aceita, e ainda lhe dá as terras de Ziclague, onde  Davi e seus soldados, com toda a família, se instalam e ficam por uma ano e 4 meses (v.1-7).
Nesse período, ele e seus homens atacavam outras terras, pertencentes aos inimigos de Israel – os gesuritas, os gersitas e os amalequitas, povos que viviam perto de Sur, até a terra do Egito. Em seus ataques, procurava não deixar nenhuma pessoa viva, para que não o denunciassem, e ainda tomava todos os seus animais. Quando voltava e o rei Aquis lhe perguntava por onde andara, ele respondia que estava atacando o Sul de Judá. Esta resposta era ambígua, de duplo sentido, pois ele atacava não o seu próprio povo, mas as tribos que atacavam a Israel, e o rei confiava em Davi (v.8-12).

Davi, ao invés de continuar confiando em Deus, e o consultando, se afasta da ajuda divina e faz seus próprios planos, no entanto, o SENHOR, em Sua graça, transforma os erros de Davi em degraus para o seu sucesso final. Apesar de nossos erros e decisões precipitadas, sem consultar a Deus, em Sua misericórdia, Ele nos socorre e tenta nos trazer novamente para os Seus caminhos.

SEM COMENTÁRIO

DEIXE UMA RESPOSTA