Temeu Davi ao SENHOR, naquele dia, e disse: Como virá a mim a arca do SENHOR? – II Samuel 6:9
Em II Samuel 6, Davi resolveu trazer a arca do concerto para Jerusalém. Ela já estava há muitos anos na casa de Abinadabe, desde quando os filisteus a devolveram após te-la sequestrado (I Samuel 6). Davi se esqueceu de consultar aos sacerdotes, para saber a forma correta de trazê-la, e copiou a maneira que os filisteus usaram para devolver a arca do SENHOR em um carro de boi. Conforme Levíticos 4:15, ela deveria estar coberta e com as varas enfiadas em suas laterais, e levada nos ombros dos coatitas (v.1-5).
Davi preparou uma grande festa, com muitos instrumentos musicais para acompanhar a viagem da arca do concerto. Os filhos de Abinadabe, Aiô e Uza, iam conduzindo o carro de bois, e quando passaram em algumas pedras, os bois tropeçaram, e Uzá estendeu a mão à arca para não deixá-la cair, e a ira do SENHOR se acendeu contra ele e morreu ali, junto a arca. Davi temeu ao SENHOR, e deixou a arca na casa de Obede-Edom, por 3 meses; e o SENHOR abençoou a Obede-Edom e a toda a sua casa (v.6-11).
Ao saber que Deus abençoara a casa de Obede-Edom, Davi resolveu ir buscar a arca, mas da forma correta, carregada pelos levitas. A cada seis passos Davi oferecia sacrifício ao Senhor e dançava (nada parecido com as danças atuais) diante do SENHOR, manifestando sua alegria em trazer a arca para a tenda que construíra, especialmente para esse momento. Também ofereceu holocaustos ao SENHOR, abençoou o povo, e repartiu com eles uma refeição, com pão e bolo de tâmaras e de passas (12-19).
Mical desprezou a Davi por ele estar dançando sem qualquer vergonha diante das servas, e este a repreendeu, pois o que fazia era para Deus, e não para as pessoas ao seu redor. Mical não teve filhos até sua morte (v.20-23).
Davi era zeloso para com as coisas de Deus. Mesmo se errasse, logo se arrependia de coração, e se voltava para o Senhor, pois  reconhecia que tudo que tinha vinha de Deus, inclusive a sabedoria para governar toda a nação. Demonstremos a nossa alegria por estar diante do SENHOR. e pelos Seus cuidados conosco.

SEM COMENTÁRIO

DEIXE UMA RESPOSTA