Na dedicação dos muros de Jerusalém, buscaram aos levitas de toda a terra, para que viesse auxiliar com alegria, louvores, canto, címbalos, alaúdes e harpas. – Neemias 12:27

Em Neemias 12, são apresentadas as relações dos sacerdotes e dos levitas e os responsáveis pelos cânticos, que regressaram com Zorobabel e com Jesua, o sumo sacerdotes (v.1-21).

Nesse tempo eram mantidos os registros dos chefes das famílias dos levitas e dos sacerdotes (v.22-26).

No serviço de louvor, na apresentação dos coros; “coro contra coro”, possivelmente os grupos se postavam um em frente ao outro e cantavam de modo responsivo, sendo Matanias e Baquebuquias os líderes dos dois coros (11:17). Esses eventos devem ter ocorrido logo depois do término do muro. Esta é a primeira descrição bíblica da dedicação do muro de uma cidade. Não consta que tenha ocorrido outra cerimônia como esta em Israel.

Quando os sacerdotes terminaram de edificar sua parte do muro, eles imediatamente “consagrara-na” (3:1), possivelmente com uma cerimônia. Isso pode ter inspirado Neemias a planejar uma cerimônia apropriada de consagração quando os muros estivessem concluídos, reconhecendo que os muros seriam inúteis a menos que o próprio Deus defendesse a cidade. Os sacerdotes e os levitas se purificaram primeiro, depois purificaram o povo, as portas e o muro da cidade (v.27-30).

Neemias ordenou que todos os líderes da nação subissem no muro, então os dividiu em dois coros, cada um composto por clérigos e leigos. Esdras comandava um grupo e Neemias o outro grupo. Os coros saíram em direções opostas e se encontraram em frente ao templo, sempre cantando e tocando seus instrumentos musicais. Ofereceram muitos sacrifícios e se alegraram; pois Deus tinha dado ao povo motivos para se alegrar, de modo que o júbilo de Jerusalém se ouviu de longe (v.31-43).

Ele também organizou as câmaras dos tesouros, para ajuntarem nelas, as porções designadas pela Lei para os sacerdotes e levitas; pois Judá estava alegre e os sacerdotes e levitas ministravam ali (v.44-47).

Neemias se preocupou até com os detalhes do louvor, das festas, e da manutenção dos sacerdotes e levitas, porteiros, cantores, instrumentistas, para que sempre houvesse grandes reuniões para adorarem ao SENHOR.

SEM COMENTÁRIO

DEIXE UMA RESPOSTA