Tendo-a achado o Anjo do Senhor junto a uma fonte de água no deserto, no caminho de Sur, disse-lhe: Agar, serva de Sarai, donde vens e para onde vais?… Volta a tua senhora e humilha-te sob suas mãos. Gênesis 16:7-9
Em Gênesis 16, após Abraão estar em Canaã há 10 anos, e Sarai continuar estéril, ela disse a Abrão: “Já que o Senhor me impediu de ter filhos, possua a minha serva egípcia, Agar; talvez eu possa formar família por meio dela”. Abrão atendeu à proposta de Sarai (v.1-3). 
Dez anos após a promessa de Deus nada havia mudado. Sem esperança de ter filhos, Sara decidiu seguir a prática de seu país para prover um herdeiro para a família. Sara e Abraão vacilaram na fé.
Abrão engravidou Agar, e ela começou a olhar com desprezo para a sua senhora. Sarai disse a Abrão: “Caia sobre você a afronta que venho sofrendo. Te dei minha serva e agora que está gravida, despreza-me. Que o Senhor seja o juiz entre mim e você”. (v.4-5)
Nos lares que sofrem interferência no status matrimonial aprovado por Deus prevalecem a tristeza, o ciúme e uma amarga rivalidade. E o lar de Abraão não foi uma exceção. Sara acusou Abraão de ser o responsável pelo que estava acontecendo.
Respondeu Abrão: “Sua serva está em suas mãos. Faça com ela o que achar melhor”. Então Sarai maltratou Hagar e esta fugiu. O Anjo do Senhor a encontrou perto de uma fonte no deserto, no caminho de Sur (voltando para o Egito), e perguntou-lhe: “Hagar, serva de Sarai, de onde você vem? Para onde vai?” Respondeu ela: “Estou fugindo de Sarai”. Disse-lhe o Anjo do Senhor: “Volte à sua senhora e sujeite-se a ela. Multiplicarei tanto os seus descendentes que ninguém os poderá contar. Você está grávida e terá um filho, e lhe dará o nome de Ismael (Deus ouvirá), porque o Senhor ouviu seu sofrimento. Ele será como jumento selvagem; sua mão será contra todos, e todos contra ele, e viverá em hostilidade contra seus irmãos.” (v.6-12).
Abraão foi pai de duas grandes nações, os judeus, por parte de Isaque, e os árabes, por parte de Ismael.
Disse Agar: “Tu és o Deus que vê. Teria eu visto Aquele que me vê?” Por isso o poço, que fica entre Cades e Berede, foi chamado Beer-Laai-Roi (Aquele que vive e vê). Hagar teve um filho de Abrão. Abrão estava com 86 anos quando nasceu Ismael. (v.13-16)
Deus nos acompanha, passo a passo, momento a momento de nossa vida. Sabe de nossas necessidades, e muitas vezes, precisamos de um bom puxão de orelhas para cair na realidade, e fazer o que é certo. Agar se achou maior do que realmente era. Era uma escrava, mas, por Abrão te-la engravidado, achou-se maior do que Sara. Foi humilhada, fugiu, mas Deus tinha um proposito em sua vida, assim como tem na nossa vida. Foi buscá-la no deserto, levou-a a raciocinar sobre a sua revolta e arrogância, e falou para que voltasse e se humilhasse diante de sua senhora. Devemos permitir que Deus assuma o controle de nossa vida e nos submeta à Sua vontade. Nem sempre será como queremos, mas Ele sabe o que é o melhor.

SEM COMENTÁRIO

DEIXE UMA RESPOSTA