Na minha primeira defesa, ninguém foi a meu favor; antes, todos me abandonaram. […] Mas o Senhor me assistiu. 2 Timóteo 4:16, 17

A vida de Paulo é uma grande inspiração. Aprendemos muito com suas histórias, crescemos com suas orientações e recebemos ânimo e coragem de seu exemplo de vida. De modo especial, os momentos finais da existência desse herói do evangelho me tocam e me fazem pensar em nosso papel como cristãos nos dias de hoje.

Possivelmente, no momento de seu chamado na estrada de Damasco, Paulo não tenha imaginado o tamanho do sofrimento que enfrentaria durante seu ministério. No entanto, o Senhor havia revelado a Ananias que Paulo sofreria por Seu nome (At 9:16). O apóstolo perdeu tudo por amor a Cristo, inclusive alguns amigos, pouco antes de sua morte.

Quando precisamos conviver com a desilusão de ser abandonados ou ­traídos por pessoas que admiramos e nos sentimos sozinhos quando mais gostaríamos de ter alguém a nosso lado, nós também sofremos muito. Afinal, esse desejo de receber amor e simpatia foi “implantado em nosso coração pelo próprio Deus” (Atos dos Apóstolos, p. 491).

O próprio “Cristo, na hora de Sua agonia no Getsêmani, ansiou pela simpatia de Seus discípulos” (ibid.), mas foi deixado sozinho. Nos momentos de maior sofrimento, Seus amigos mais próximos preferiram dormir.

De modo semelhante, Paulo também enfrentou seus momentos mais difíceis sozinho. Ellen White nos diz: “Os poucos amigos que haviam compartilhado dos trabalhos do apóstolo começavam agora a abandoná-lo, alguns por deserção, outros em missão a várias igrejas” (ibid., p. 490).

Você pode imaginar a tristeza e o sofrimento do apóstolo? Sua força, porém, vinha do alto. Ele se manteve firme: “O Senhor me assistiu e me revestiu de forças.”

Talvez você esteja terminando este ano cansado e com o gosto amargo de alguma decepção. Tenha a certeza de que, em momentos assim, Deus jamais nos deixa sós. Quando estiver sozinho, olhe para o Céu e sinta a companhia de Deus. Ele nunca abandona um filho Seu.

Escrito por Adriene Köhler, Nossa Esperança, MM 2019, CPB

SEM COMENTÁRIO

DEIXE UMA RESPOSTA