E viu Deus os filhos de Israel e atentou para a sua condição.          Exodo 2:25

O nascimento de Moisés (V.1-10):
Em Êxodo 2,  um levita se casa com uma mulher da mesma tribo. Ela engravida e da à luz um filho – Moisés. Ela o escondeu por três meses. Quan­do já não podia mais escondê-lo, pegou um cesto de junco, o vedou com piche e betume, colocou nele o menino e deixou o cesto entre os juncos, à margem do Nilo. A irmã do meni­no, Miriã, ficou vigiando. A mãe de Moisés acreditava que Deus interviria de alguma forma para livrar o seu filho de ser morto pelos soldados egípcios.
Nesse mesmo dia, a filha do faraó desceu ao Nilo, com suas serva, para tomar banho. Ela viu o cesto entre os juncos e mandou que o apanhassem. Ao abri-lo, viu um lindo bebê hebreu chorando. Miriã aproximou-se e ofereceu os serviços de uma hebreia para amamenta-lo e criá-lo. A princesa concordou e a menina chamou sua mãe. Então a princesa disse à mulher: “Leve este menino e amamente-o para mim, e eu lhe pagarei por is­so”. Joquebede, a mãe de Moisés, recebeu para cuidar do próprio filho. Deus faz maravilhas aos Seus servos.
Quando o menino estava com 12 anos, sua mãe o levou para a princesa, que lhe deu o nome de Moisés (Tirado das águas).
Moisés mata um egípcio e foge para Midiã (v.11-22):
Aos 40 anos, Moisés saiu para ver o trabalho pesado que os hebreus realizavam. Ao ver um egípcio espancar um hebreu, foi e matou o egípcio, escondendo o corpo na areia.. Embora fosse um líder militar hábil, faltavam-lhe certas qualidades de liderança essenciais para o serviço na causa de Deus.
No dia seguinte, vendo dois hebreus brigando, os separou e perguntou o motivo da briga. Um deles respondeu: “Quem o nomeou líder e juiz sobre nós? Quer matar-me como matou o egípcio?” Moisés teve medo e fugiu,  pois sabia que o faraó mandaria matá-lo. Foi para Midiã, que eram descendentes de Abraão por meio de Quetura.
Reuel era sacerdote do Deus verdadeiro. Tinha sete filhas. Um dia, quando elas foram buscar água para dar de beber ao rebanho de seu pai,  alguns pastores as expulsaram dali, mas,  Moisés, defendeu-as e deu água ao rebanho.
Contaram ao pai sobre o egípcio que as defendeu,  e ele mandou chamá-lo para comer com eles.  Moisés aceitou e concordou também em morar na casa daquele homem e pastorear suas ovelhas. Ele se casou com Zípora. Ela deu à luz um menino, a quem Moisés deu o nome de Gérson, dizendo: “Sou peregrino em terra estra­nha”.
A morte do rei egípcio (v.23-25):
Muito tempo depois, morreu o rei do Egito. Os israelitas clamavam debaixo da escravidão; e o seu clamor subiu até Deus. Deus lembrou-se da aliança que fizera com Abraão, Isaque e Jacó. Moisés pastoreou o gado de seu sogro por 40 anos.
Deus estava preparando Moisés para ser o grande libertador do povo judeu. Agora ele era pastor de ovelhas, junto a seu sogro Reuel ou Jetro, que significa “amigo de Deus”. Parece que tudo conspirava para preparar Moisés para ser o grande líder. Saiu do palácio egípcio e foi morar em Midiã, na casa de um sacerdote de Deus, descendente de Abraão por parte de Quetura, sua segunda esposa. Moisés sendo preparado no deserto, por 40 anos, e o povo clamando a Deus por livramento. Todo o quebra-cabeça estava sendo montado, e, como sempre, Deus está no comando para agir no tempo devido, que nem sempre é o mesmo que o nosso.

SEM COMENTÁRIO

DEIXE UMA RESPOSTA