Disse Deus a Noé e a seus filhos: Vou estabelecer a minha aliança com vocês e com os seus futuros descendentes… Nunca mais haverá dilúvio para destruir a terra. Este é o sinal da aliança que estou fazendo… Colocarei o arco-iris nas nuvens. Gênesis 9:8-13
Deus confirma a aliança:
Deus abençoou Noé e filhos, dizendo-lhes: Sejam férteis, multipliquem-se e encham a terra. Todos os animais da terra tremerão de medo diante de vocês. Eu os coloquei sob seu domínio. Assim como lhes dei os vegetais e os cereais por alimento, agora lhes dou os animais. Mas não comam carne com sangue, que é vida (v.1-4).
Noé e família receberam uma bênção semelhante à pronunciada sobre Adão e Eva. Como Adão tinha sido o progenitor de toda a raça humana, Noé se tornou o progenitor de todos os seres humanos após o dilúvio.
Deus permitiu que os animais servissem de alimento para o homem (os antediluvianos eram carnívoros), mas a vontade original do Criador era uma alimentação vegetariana. Noé e seus filhos sabiam distinguir ente animais limpos e imundos.
Quem derramar sangue do homem, pelo homem seu sangue será derramado; porque à imagem de Deus foi o homem criado. “Mas vocês, sejam férteis e multipliquem-se; espalhem-se pela terra e proliferem nela” (v.5-7).
Então disse Deus: “Vou estabelecer a minha aliança com vocês e com os seus descendentes, e com todos os animais que estavam com vocês na arca todos os seres vivos da terra. Estabeleço uma aliança com vocês: Nunca mais será ceifada nenhuma forma de vida pelas águas de um dilúvio” (v.8-11).
Toda vez que o arco-íris estiver nas nuvens, olharei para ele e me lembrarei da aliança eterna entre Deus e todos os seres vivos de todas as espécies que vivem na terra. Concluindo, disse Deus a Noé: “Este arco-íris é o sinal da aliança que confirmo com  toda criatura da terra” (v.12-17).O arco-íris apareceu pela primeira vez nesse momento, pois antes do dilúvio nunca havia chovido.
Os filhos de Noé:
Os filhos de Noé que saíram da arca foram Sem, Cam e Jafé. A partir deles toda a terra foi povoada. Noé era agricultor e plantou uma vinha. Bebeu do vinho, embriagou-se e ficou nu dentro da sua tenda. Cam viu a nudez do pai e contou aos dois irmãos. Sem e Jafé pegaram a capa, levantaram-na sobre os ombros e, andando de costas cobriram a nudez do pai (v.18-23).
Quando Noé acordou do efeito do vinho e descobriu o que seu filho havia feito,  disse: “Maldito seja Canaã! Escravo de escravos será para os seus irmãos”. Abençoou a Sem e a Jafé e amaldiçoou Canaã como escravo dos irmãos. Noé vi­veu ao todo 950 anos e morreu (v.24-29). A maldição de Noé foi lançada sobre Canaã, o quarto filho de Cam, em vez de ser sobre Can. Não é impossível que Canaã tenha participado da má ação do pai.
Deus pode operar grandes coisas quando nos colocamos em Suas mãos e procuramos fazer o melhor para Ele. De um simples lavrador Deus fez um grande construtor naval. Noé se colocou a disposição de Deus, e Ele fez dele um perito no assunto. Quando nos submetemos a vontade de Deus, Ele faz maravilhas através de nós. Se Ele nos chama para alguma função na Sua obra, não devemos nos achar incapaz, pois Deus vai nos capacitar e usar para o avanço da Sua obra. Creia!!!

SEM COMENTÁRIO

DEIXE UMA RESPOSTA