Respondeu Faraó: “Quem é o Senhor para que lhe ouça eu a voz e deixe ir a Israel? Não conheço o Senhor, nem tampouco deixarei ir a Israel”. – Êxodo 5:2

Moisés e Arão falam ao faraó (V.1-9):

Em Êxodo 5, Moisés e Arão foram falar com o faraó.
  • Moisés e Arão: “Assim diz o Senhor, o Deus de Israel: Deixe o meu povo ir para celebrar-me uma festa no deserto”.
  • Faraó: “Quem é o Senhor, para que eu lhe obedeça e deixe Israel sair? Não o conheço, e não deixarei Israel sair”.
  • Moisés e Arão: “Permite-nos caminhar três dias no deserto, para oferecer sacri­fícios ao Senhor; se não ele nos atingirá com pragas ou com a espada”.
  • Faraó: “Vocês estão fazendo o povo interromper suas tarefas. Voltem ao trabalho!”
Faraó oprime o povo de Deus (v.6-14):
Faraó deu a seguinte ordem aos feitores e capatazes responsáveis pelo povo: “Não forneçam mais palha ao povo para fazer tijolos. Eles que tratem de ajunta-la! Mas não reduzam a cota de tijolos. São preguiçosos”. Assim não teriam tempo de maquinar nada contra o domínio do faraó. O povo espalhou-se por todo o Egito, a fim de juntar a palha que sobrava das colheitas.
Quando não completavam a tarefa diária, os capatazes israelitas eram espancados. Apelaram ao faraó, e este lhes disse: “Preguiçosos é o que vocês são! “Querem oferecer sacrifícios ao Senhor”. Voltem ao trabalho, não receberão palha alguma, e produzam a cota integral de tijolos!”
Os israelitas queixam-se de Moisés e Arão (v.15-23):
Os capatazes israelitas saíram da presença do faraó, e encontraram-se com Moisés e Arão, que os aguardavam, e lhes disseram: “O Senhor os examine e os julgue! Vocês atraíram o ódio do faraó e dos seus conselheiros sobre nós, e lhes puseram nas mãos uma espada para que nos matem”.
Moisés voltou-se para o Senhor e perguntou: “Senhor, por que maltrataste este povo? Por que me enviaste? Desde que me dirigi ao faraó para falar em teu nome, ele tem maltratado este povo, e tu não os libertaste!” A pergunta de Moisés ao Senhor procederam de uma fé incapaz de entender os caminhos de Deus.
Assim como Deus tem Suas estratégias, o inimigo também tem as dele, para desanimar o povo, e ao próprio Moisés. Deus, conhece o final desde o começo, e já alertara Moisés de que isso despertaria em Faraó um coração endurecido. Não seria uma tarefa fácil, mas a vitória seria certa. Essa perseguição ao povo de Deus, balançou as estruturas de Moisés, e fez com que ele cobrasse Deus de forma muito severa: “Ó Senhor, por que afligiste teu povo? Por que me enviaste?… Tu não livraste o teu povo”. Mas o nosso Deus é um Deus de grandes surpresas, e a briga estava apenas começando. Moisés tinha que confiar em Deus apesar das adversidades.

SEM COMENTÁRIO

DEIXE UMA RESPOSTA