DEUTERONÔMIO 10 – CHAMADOS PARA AMAR E OBEDECER

0
715

Portanto, submetam-se a ele de coração e deixem de ser teimosos. – Deuteronômio 10:16

Em Deuteronômio 10, Moisés fala da confecção das segundas tábuas de pedra, que não eram como as primeiras, lavradas por Deus, que não fez outras, talvez indicando Seu desprazer com a rebeldia do povo. Preparadas por Moisés (v.1), o Senhor inscreveu nelas os Dez Mandamentos. Foram postas na arca da aliança (v.8), chamada assim justamente por conter a aliança, os deus Mandamentos (Deut. 4:13).

“E agora , Israel, o que Yahweh teu deus pede de ti? (v.12) – tradução literal. Moisés procura extrair lições e apelar ao coração. Suas palavras têm uma cadência poética, buscando mostrar ao povo seus elevados privilégios, convidando-o ao louvor (v.21) e maravilhando-o com as promessas já alcançadas (v.22). O Senhor dos Céus Se afeiçoou aos pais “para os amar” e escolheu Israel dentre tantos povos (v.15).

Reconhecendo esse privilégio, os israelitas deveriam, conforme o texto original, “circuncidar o prepúcio do coração”, ou seja, eliminar tudo o que impedia sua comunhão com o Senhor (v.14-16).

Moisés revela o caráter de Deus que, apesar de “poderoso e temível”, não aceita suborno e faz justiça aos mais humildes e vulneráveis, como o órfão, a viúva e o estrangeiro (v.17-18).

Moisés, por diversas vezes precisou interceder junto ao Senhor, para que o povo teimoso e desobediente, não fosse destruído. Neste capítulo ele menciona ter ficado mais 40 dias e 40 noites, prostrado diante do Senhor, e, também dessa vez, o Senhor ouviu suas súplicas e concordou em não destruí-los. Mas eles deveriam ser fiéis a Deus e aos Seus mandamento, o que na pratica não aconteceu.

SEM COMENTÁRIO

DEIXE UMA RESPOSTA