Lança o teu pão sobre as águas, porque depois de muitos dias o acharás. – Eclesiastes 11:1

Em Eclesiastes 11, Salomão fala sobre a prática da caridade, também fala da morte como algo inevitável, e também de que um dia compareceremos perante o Senhor e prestaremos contas do que fizemos em vida, com relação aos Seus ensinamentos.

As incertezas da vida (v.1-6):

Lança o teu pão sobre as águas, porque depois de muitos dias o acharás. Com o tempo isso te dará retorno. Reparte com sete, e ainda até com oito, porque não sabes que mal haverá sobre a terra. É bom investir seus recursos em vários lugares, pois desconhece os riscos adiante.

Estando as nuvens carregadas, derramam a chuva sobre a terra, e caindo a árvore para o sul, ou para o norte, no lugar em que a árvore cair ali ficará. Quem observa o vento esperando ter condições perfeitas, nunca semeará, e o que olha para as nuvens nunca segará. Assim como tu não sabes qual o caminho do vento, nem como se formam os ossos no ventre da mulher grávida, assim também não sabes as obras de Deus, que faz todas as coisas.

Pela manhã semeia a tua semente, e à tarde não retires a tua mão, porque tu não sabes qual prosperará, se esta, se aquela, ou se ambas serão igualmente boas.

Conselhos para jovens e idosos (v.7-10):

Certamente suave é a luz, e agradável é aos olhos ver o sol, ver o nascer de uma novo dia. Porém, se o homem viver muitos anos, se chegar a velhice, e em todos eles se alegrar, desfrutar de cada um de seus dias, também se deve lembrar dos dias das trevas, porque hão de ser muitos. Tudo quanto sucede é vaidade.

Alegra-te, jovem, na tua mocidade. Aproveite cada momento. Faça tudo que desejar; não perca nada! Sabe, porém, que por todas estas coisas te trará Deus a juízo, Deus te pedirá contas de tudo que fizer. Afasta, pois, a ira do teu coração, e remove da tua carne o mal, não se preocupe com coisa alguma e mantenha o corpo saudável.  Porque a adolescência e a juventude, bem como toda a tua vida são vaidade.

Diante de tão sábios conselhos, precisamos refletir sobre o nosso viver, e o que temos feito para ensinar sobre Jesus aos que nos cercam. Se planejamos apenas desfrutar a vida, ela será apenas mais uma vaidade. Quando prestarmos contas a Deus, seremos cobrados do desperdício.

SEM COMENTÁRIO

DEIXE UMA RESPOSTA