Esôfago e bebidas quentes

Quem gosta de alimentos e bebidas muito quentes terá que repensar o gosto. É que uma pesquisa da Universidade de Teerã sugere a ligação direta entre o risco de câncer no esôfago e o consumo de bebidas excessivamente quentes.

Esôfago é o tubo muscular que leva os alimentos da garganta para o estômago e o câncer nessa região mata mais de 500 mil pessoas no mundo a cada ano. Cigarros e bebidas alcoólicas são os principais fatores ligados a esse tipo de câncer na Europa e países americanos, mas não se sabia o porque de países em que esses hábitos são mínimos, também apresentarem a doença.

A desconfiança em relação à temperatura foi confirmada pela pesquisa que usou a província do Golestão, norte do Irã, como base. Os participantes bebiam chá preto regularmente e mais de um litro por dia. A conclusão foi que  beber o chá quente ou morno (65 graus ou menos) dobra o risco de câncer no esôfago. Já bebê-lo muito quente (mais de 70 graus) aumentava o risco em oito vezes. E beber o chá muito rápido, aumentava o risco em mais cinco vezes.

Aqui no Brasil, vale o alerta para os amantes do chimarrão.

Fonte – Revista Vida & Saúde e BBC Brasil

SEM COMENTÁRIO

DEIXE UMA RESPOSTA