Terminada a festa, voltando seus pais para casa, o menino Jesus ficou em Jerusalém, sem que eles percebessem. Lucas 2:43, NVI

Aos 12 anos, Jesus viveu Sua transição entre a infância e a juventude, como era comum aos judeus. Para celebrar esse momento, seus pais O levaram para a festa da Páscoa, em Jerusalém. Ellen White descreve o acontecimento: “Pela primeira vez, contemplou o menino Jesus o templo. Viu os sacerdotes de vestes brancas, realizando seu solene ministério. Viu a ensanguentada vítima sobre o altar do sacrifício. […] Cada ato parecia estar ligado a Sua própria vida” (O Desejado de Todas as Nações, p. 78).

A festa terminou, e a família começou sua viagem de volta, mas José e Maria esqueceram Jesus. “O prazer de viajar com os amigos e conhecidos absorveulhes a atenção, e não Lhe perceberam a ausência até que chegou a noite. […] Por um dia inteiro haviam perdido de vista Aquele a quem não deviam ter esquecido nem por um momento” (ibid., p. 80, 81). Apenas três dias depois, eles O encontraram no templo, discutindo com os doutores da lei, que “pasmavam de Suas respostas” (ibid., p. 78).

Essa história tão incomum pode se repetir também em nossos dias? Quando terminam nossas festas espirituais, projetos missionários e atividades da igreja, o que levamos? Um encontro com os amigos, um momento social, uma foto marcante, um show com cantores famosos ou a mensagem de um pregador eloquente? Não podemos nos esquecer de que nossos cultos, sermões, encontros, projetos e músicas são apenas meios. Eles precisam nos levar a Jesus.

Se O esquecermos, ficará mais difícil encontrá-Lo depois. As oportunidades não se repetirão, poderemos nos distanciar demais ou outras prioridades acabarão ocupando o coração.

Jesus é o centro da Bíblia e precisa ser também o destaque de nossas atividades. Como Ele mesmo disse: “Examinais as Escrituras, porque julgais ter nelas a vida eterna, e são elas mesmas que testificam de Mim” (Jo 5:39). Quem O busca pela Palavra encontra o caminho da salvação.

Descrevendo o incidente mencionado no texto bíblico de hoje, Ellen White dá um de seus mais preciosos conselhos: “Faria bem para nós passar diariamente uma hora a refletir sobre a vida de Jesus. Deveremos tomá-la ponto por ponto e deixar que a imaginação se apodere de cada cena, especialmente as finais” (ibid., p. 83). Por isso, não O perca de vista. Passe o dia com Ele pela fé e esteja pronto para, em breve, encontrá-Lo em Seu retorno glorioso.

Erton Köhler, Nossa Esperança, MM 2019, CPB

SEM COMENTÁRIO

DEIXE UMA RESPOSTA