Se de todo te calares agora, de outra parte se levantará para os judeus socorro e livramento, mas tu e a casa de teu pai perecereis; e quem sabe se para conjuntura como esta é que foste elevada a rainha? – Ester 4:14

Em Ester 4, quando Mardoqueu soube do decreto de morte aos judeus, rasgou suas vestes, e se cobriu com pano de saco e de cinza, caminhando pela cidade e clamando com grande e amargo clamor, indo até a porta do rei. Havia entre os judeus grande luto, com jejum, e choro, e lamentação (ver Ester 3). Ester foi informada do que se passava com seu tio, e enviou roupas para que ele se vestisse, mas ele as rejeitou. Então enviou a um dos eunucos do rei, Hataque, para verificar o porque dos lamentos de Mardoqueu, e este “lhe fez saber tudo quanto lhe tinha sucedido… e também lhe deu uma copia da carta enviada a todas as cidades, para que Ester interferisse junto ao rei, e lhe pedisse misericórdia e suplicasse pelo povo dela” (v.1-8).

Ester mandou mensagem à Mardoqueu, dizendo que não poderia entrar na presença do rei sem ser chamada, pois poderia ser morta. Seu tio enviou-lhe um recado contundente: “Não imagines que, por estares na casa do rei, só tu escaparás, porque, se de todo te calares, de outra parte se levantará  socorro e livramento para os judeus… quem sabem se para a situação atual é que foste elevada a rainha?” (v.9-14).

Ester solicitou então que todos jejuasse por ela, por 3 dias, e ela faria o mesmo, e então ela iria a presença do rei, e acrescentou: “se perecer, pereci” (v.15-17).

A situação era crítica, pois o decreto dos medos e persas não podia ser revogado; aparentemente não havia esperança; todos os israelitas estavam condenados à destruição. Na providência de Deus, Ester, de nacionalidade judia, e que temia ao Senhor, tinha sido escolhida como rainha do reino da Medo-Pérsia. Tanto ela como Mardoqueu sentiam que a menos que Deus operasse poderosamente em seu favor, seus próprios esforços seriam vãos.

SEM COMENTÁRIO

DEIXE UMA RESPOSTA