Ordenarás aos filhos de Israel que te tragam azeite puro de oliveira, batido, para o candelabro, para que haja lâmpada acesa continuamente. Gênesis 27:20
Em Êxodo 27, Deus orienta a Moisés sobre o altar de holocausto, do pátio e do azeite para o candelabro.
  • Altar de holocausto (V.1-8) – Ele teria aproximadamente 2,20 m2 e 1,30 de altura. Seria feito de madeira de acácia, revestido de bronze, com um chifre em cada um dos 4 cantos. Também teria argolas nas laterais, para que o mesmo pudesse ser carregado. Ele representa a expiação do pecado por meio do sacrifício vicário de Cristo (Hebreus 13:10-12).
  • O átrio (pátio externo) (v.9-19) – No total o pátio teria 45 metros de comprimento (dos lado norte e sul) e 22,5 de largura (dos lados leste e oeste) , com divisórias feitas com cortinas de linho finamente tecido com aproximadamente 3,5 metros de altura. Seriam sustentadas por colunas de bronze. A entrada ficaria para o lado leste. A altura das colunas era a metade da altura do tabernáculo, permitindo assim que todos vissem pelo lado de fora (EGWhite, Patriarcas e Profetas, p.347).
  • O candelabro (v.20-21) – A iluminação do tabernáculo seria feita pelo candelabro, que ficava no lugar santo, no lado oposto a mesa dos pães asmos. Era necessário que o povo trouxesse óleo puro de oliva, a fim de manter as luzes acesas, dia e noite. O azeite que era utilizado no candelabro. Deveria ser feito de azeitonas batidas, e não moídas, como era a prática, para que ficasse claro e incolor, queimando com uma chama viva, e não fazendo fumaça, ou pouca fumaça. A lampada acesa continuamente representava a verdadeira luz, a luz dos homens (João 1:4-9).
O azeite de oliva é um símbolo do Espírito Santo, a fonte e o meio da iluminação espiritual (Atos 2:1-4). Também era um lembrete dAquele em quem não há treva nenhuma (I João 1:5) e da Palavra de Deus, que é lâmpada para os pés (Salmo 119:105). Deus demonstra Sua preocupação com cada detalhe de nossa vida, e a necessidade de levarmos Sua Palavra a sério.

SEM COMENTÁRIO

DEIXE UMA RESPOSTA