Assim se concluiu toda a obra do tabernáculo da tenda da congregação; e os filhos de Israel fizeram tudo segundo o SENHOR tinha ordenado a Moisés; assim o fizeram. – Êxodo 39:32

Êxodo 39 nos fala sobre a confecção das vestes sacerdotais e todos os seus detalhes. Cada peça das vestes, feitas conforme conforme o SENHOR ordenara a Moisés. O ouro utilizado nas vestes era feito de ouro batido, e então cortavam finas lâminas (fios) (v.3). Um dos itens importantes nessas vestes eram as pedras de ônix, “engastadas em ouro, trabalhadas como lavores de sinete, com os nomes dos filhos de Israel” que foram colocadas nas ombreiras da estola sacerdotal, por pedras de memória aos filhos de Israel (v.6-7). Deus estava demonstrando o quanto desejava estar com Seu povo, e que eles deveriam se lembrar disso sempre que vissem o sumo sacerdote. E não era só nessas pedras de ônix, pois, no peitoral, em cada uma das 12 pedras preciosas contava o nome de cada tribo de Israel (v.14).

Quando concluíram toda o obra determinada por Deus (v.32), “trouxeram a Moisés, a tenda e todos os seus pertences” (v.33-41), bem como os demais itens, “tudo segundo o SENHOR ordenara a Moisés, assim fizeram os filhos de Israel toda a obra” (v.42). Visto que os israelitas não chegaram ao monte Sinai antes do terceiro mês (Ex.19:1) e que Moisés esteve com Deus por cerca de 3 meses (Ex.24:18, 34:28) a construção do tabernáculo começou por volta do sexto ou sétimo mês e foi completada antes do final do ano (Ex.40:2). A construção durou, então, seis meses.

Ao final da criação, Deus olhou para toda a obra de Suas mãos, viu que tudo “era muito bom”, então pronunciou uma benção sobre ela (Gen.1:22, 28, 31). Moisés também inspecionou tudo e “viu que a tinham feito segundo o SENHOR havia ordenado… e Moisés os abençoou”. Deus é muito detalhista e gosta que tudo seja feito segundo a Sua orientação e com muita qualidade e perfeição.

SEM COMENTÁRIO

DEIXE UMA RESPOSTA