Logo no primeiro mês do primeiro ano de seu reinado, Ezequias reabriu as portas do templo do Senhor e as consertou. II Crônicas 29:3

Em II Crônicas 29, é evidente o contraste entre o falido governo de Acaz, e o próspero reinado de seu filho. Ezequias, que subiu ao trono aos 25 anos (e reinou por 29 anos).

Ezequias estava determinado em fazer tudo que estivesse em seu poder para salvar Judá da destruição como ocorrida ao reino do norte. As mensagens dos profetas não davam margem a meias-medidas. Unicamente por uma decidida reforma seriam evitados os juízos impendentes. Mal subiu ao trono, e começou a executar as mudanças necessárias. Mandou que os sacerdotes e os levitas se purificassem e purificassem o templo. Esta era a sua prioridade: a restauração do templo e dos seus serviços (v.1-9).

Disse: “Estou resolvido a fazer aliança com o SENHOR, para que se desvie de nós o ardor da sua ira… não sejais negligentes”. Os sacerdotes e os levitas, de imediato,  “santificaram a Casa do SENHOR”, e em 16 dias foram ter com o rei para informá-lo de que tudo estava pronto (v.10-19).

Os príncipes uniram-se ao rei Ezequias e aos sacerdotes e levitas em buscar o perdão para os pecados da nação. “E acabando de ofertar, o rei e todos os demais se prostraram e adoraram”. O povo, cansado da servidão do pecado, estava pronto para responder com suas ofertas ao Senhor (v.20-29).

Foi necessário que os levitas auxiliassem os sacerdotes diante de tantas ofertas trazidas para holocausto ao Senhor. O templo foi restaurado para o culto, e todos se alegraram com o que Deus havia feito pelo povo (v.30-36).

Deus ouviu as súplicas do povo de Judá, como no tempo de Salomão, na dedicação do templo no passado: “Quando o teu povo, for ferido diante do inimigo, por ter pecado contra Ti, e confessarem, e orarem e suplicarem a Ti nesta casa, ouve Tu então nos céus, e perdoa o pecado do Teu povo” (I Reis 8:33-34). Deus havia dito que: “Se o Meu povo, que se chama pelo Meu nome, se humilhar, e orar, e buscar a Minha face e se converter dos seus maus caminhos, então Eu ouvirei dos Céus, e perdoarei os seus pecados, e sararei a sua terra” (II Crônicas 7:14). Deus ouve as nossas suplicas, e está sempre pronto a nos perdoar.

SEM COMENTÁRIO

DEIXE UMA RESPOSTA