Tal como a aparência do arco-íris nas nuvens de um dia chuvoso, assim era o resplendor ao seu redor. Essa era a aparência da figura da glória do Senhor. Quando a vi, prostrei-me com o rosto em terra, e ouvi a voz de alguém que falava comigo. – Ezequiel 1:28

Em Ezequiel 1, o profeta fala sobre o tempo em que recebeu a visão em Quedar, dos quatro querubins, das quatro rodas e da glória de Deus.

A visão dos quatro querubins (v.1-14):
Era o 5o dia do 4o mês (31/07) do 30o ano, e eu estava entre os exilados, junto ao rio Quebar, na Babilônia. Abriram-se os céus, e eu tive visões de Deus. Foi no 5o ano do exílio do rei Joaquim. A palavra do Senhor veio ao sacerdote Ezequiel, filho de Buzi, junto ao rio Quebar, na terra dos caldeus. Ali a mão (poder) do Senhor esteve sobre ele.
Olhei e vi uma tempestade que vinha do norte: uma nuvem imensa (presença divina), com relâmpagos e faíscas, cercada por uma luz brilhante. O centro do fogo parecia metal reluzente, e havia quatro seres vivos de aparência humana. Cada um deles tinha quatro rostos e quatro asas. Suas pernas eram retas; seus pés eram como os de um bezerro e reluziam como bronze polido. De­baixo de suas asas, nos quatro lados, eles tinham mãos humanas. Suas asas encostavam umas nas outras. Se moviam para a frente, e não se viravam.
Cada um dos 4 seres tinha rosto humano na frente, de leão à direita, de boi à esquerda, e de águia atrás. Assim eram os seus rostos. Suas asas estavam estendidas para cima; cada um deles tinha duas asas que se encostavam na de outro ser vivente, de um lado e do outro, e duas asas que co­briam os seus corpos. Cada um deles ia sem­pre para a frente. Para onde quer que fosse o Espírito eles iam (harmonia com a direção do Espírito), e não se viravam quan­do se moviam.
Os seres viventes pareciam brasas acesas ou tochas reluzentes. O fogo ia de um lado a outro entre eles, e do fogo saíam relâmpagos e faíscas. Eles se deslocavam rapidamente como relâmpagos (rapidez na obra de Deus).
A visão das quatro rosas (v.15-25):
Enquanto eu os olhava, vi uma roda que tocava o chão junto a eles, uma para cada um. Elas reluziam como o berilo; tinham aparência semelhante, e feitas da mesma forma. Cada roda tinha dentro dela outra roda que girava na transversal. Quan­do se moviam, seguiam nas quatro direções dos quatro rostos, e não se viravam enquanto iam. Seus aros eram altos e assustadores e cheios de olhos ao redor.
Quando os seres viventes se moviam, as rodas ao seu lado se moviam; quando se elevavam do chão, elas os acompanhavam. Para onde quer que o Espírito fosse, os seres viventes iam, e as rodas os seguiam, porque o mesmo Espírito estava nelas. Quan­do os seres viventes se moviam, elas também se mo­viam; quan­do ficavam imóveis, elas também ficavam; e quan­do se elevavam do chão, as rodas também se elevavam com eles, porque o mesmo Espírito deles estava nelas.
Acima deles estendia-se uma superfície como o céu, brilhante como cristal. A­baixo dessa superfície cada ser vivente estendia duas asas ao que lhe estava mais próximo, e com as outras duas asas cobria o corpo. Quando voavam, o estrondo de suas asas soava para mim como ondas do mar quebrando na praia, como a voz do Todo-poderoso, ou o grito de um grande exército. Quan­do paravam, fechavam as asas. Então veio uma voz de além da superfície sobre as suas cabeças, enquanto eles ficavam de asas fechadas.
A visão da glória de Deus (v.26-28):
Acima dessa superfície havia o que parecia um trono de safira e, nesse  trono, havia uma figura que parecia um homem. Da cintura para cima, tinha a aparência de âmbar reluzente que cintilava como o fogo, e, da cintura para baixo, parecia uma chama ardente que brilhava com esplendor. Tal como a aparência do arco-íris nas nuvens de um dia chuvoso, assim era o resplendor ao seu redor. Essa era a aparência da figura da glória do Senhor. Quando a vi, prostrei-me com o rosto em terra, e ouvi a voz de alguém que falava comigo.

Deus se revela em visão, ou presencialmente, de várias formas: a Abraão, Cristo Se manifestou como um caminhante (Gênesis 18:1); a Jacó, como um assaltante (Gênesis 32:24); a Josué, como um guerreiro (Josué 5:13); Ao profeta João, Ele Se revelou de várias formas, inclusive como um cordeiro (Apocalipse 6:1).  Sempre denotaram a certeza da genuinidade do chamado e a autoridade de que ela precisava. O Deus que governa desde o Céu não é um Senhor ausente.

2 COMENTÁRIOS

DEIXE UMA RESPOSTA