Provérbios de Salomão, filho de Davi, o rei de Israel. Para aprender a sabedoria e o ensino; para entender as palavras de inteligência. – Provérbios 1:1-2

Rosana era uma famosa cardiologista. Deixou tudo para entrar num convento. Estava à procura de um sentido para a vida. Roberto largou uma brilhante carreira de advogado para viajar pelo mundo, argumentando que queria viver a vida na sua plenitude “antes que fosse tarde demais”. Marilyn cometeu suicídio estando no topo de uma brilhante carreira de atriz. A vida desses três personagens tem um denominador comum: o aparente êxitto numa determinada área da vida não lhes garantiu a felicidade.

Estranhho. Muito estranho. Porque todos relacionam êxito com felicidade. Mas estranho ainda, quando sabemos que Deus quer que os seres humanos sejam bem-sucedidos. E se o sucesso não traz felicidade, algo está errado com o sucesso, ou com Deus, ou conosco.

O livro de Provérbios ensina que sabedoria é a arte de viver, de vencer e de alcançar sucesso sem sentir-se vazio. Sabedoria é passar pela vida tendo acontecido, chegar à velhice e contemplar os filhos realizados, olhar para cima com gratidão, e encarar a morte com a esperança da ressurreição em Cristo.

Se Deus quer que Seus filhos vivam esse tipo de experiência, poderia Ele tê-los deixado às cegas, para tentar achar o caminho da felicidade em meio às suas frustrações? Claro que não. Com certeza, os princípios para viver uma vida plena, abundante e feliz, estão à disposição do ser humano na Bíblia e especialmente no livro de Provérbios.

Nos primeiros quatro versículos do livro, encontramos 10 palavras que parecem sinônimos, mas que não são. Estão relacionadas entre si. Uma leva à outra. Essas palavras são: sabedoria, ensino, entendimento, aprendizagem, inteligência, justiça, juízo, equidade, prudência e conhecimento. As nove últimas são filhas da primeira, que é a sabedoria, a sabedoria é saber viver a experiência da felicidade. Não é isso que você deseja para si e para sua família?

Por isso, antes de sair de casa hoje, pense que no livro de Provérbios você achará conselhos maravilhosos que Deus deu através de “Salomão… para aprender a sabedoria e o ensino, para entender as palavras de inteligência”.                                                        – Alejandro Bullon, Janelas para a Vida, MM 2007

SEM COMENTÁRIO

DEIXE UMA RESPOSTA