Conhecereis a verdade, e a verdade vos libertará. João 8:32

As Escrituras não devem ser lidas sob a luz embaçada da tradição ou especulação humanas. Assim como não podemos atear luz ao Sol, também não podemos explicar as Escrituras por tradições ou fantasias humanas. A santa Palavra de Deus não necessita da luz do crepúsculo das tochas terrenas para tornar distintos os seus esplendores. Ela é luz por si mesma a revelação da glória divina; ao seu lado, qualquer outra luz é fraquíssima.

Entretanto, deve haver estudo sincero e exame minucioso. Percepções vivas e claras da verdade jamais serão a recompensa da indolência. Sem paciente, fervoroso e constante esforço não se pode conseguir sucesso terreno. Para que as pessoas alcancem bom êxito nos negócios, precisam ter determinação e fé para esperar os resultados. Da mesma forma, não podemos esperar obter conhecimento espiritual sem esforço veemente. Os que desejam achar os tesouros da ver­dade precisam cavar em busca deles como o faz o mineiro, em busca do tesouro escondido na terra. O trabalho de um coração desinteressado e indiferente não será eficaz. É essencial tanto a adultos como a jovens não somente ler a Palavra de Deus, como também estudá-la com vontade sincera, oração e investigação da verdade, como se buscassem um tesouro escondido. Os que assim procederem serão recompensados, pois Cristo intensificará o entendimento.

Nossa salvação depende do conhecimento da verdade contida nas Escrituras. Deus quer que tomemos posse desse conhecimento. Examinem a preciosa Bíblia com coração faminto. Sondem a Palavra de Deus, como o mineiro sonda a terra para descobrir ouro. Jamais deem a investigação por acabada enquanto não tiverem determinado a sua relação para com Deus e a vontade divina em relação a vocês. Cristo declarou: “Tudo quanto pedirdes em Meu nome, isso farei, a fim de que o Pai seja glorificado no Filho. Se pedirdes alguma coisa em Meu nome, Eu o farei” (Jo 14:13-14).

Pessoas piedosas e de talento vislumbram as realidades eternas; porém, mui­tas vezes, deixam de compreendê-las porque as coisas visíveis ofuscam a glória do invisível. Quem quiser ter êxito na busca pelo tesouro escondido precisa se lançar em busca de coisas mais elevadas do que as deste mundo. Suas afeições e todas as suas capacidades precisam ser consagradas à pesquisa. […]

As Escrituras não devem ser adaptadas ao preconceito e à descrença do ser humano. Somente podem entender a Bíblia aqueles que humildemente procuram o conhecimento da verdade para obedecer-lhe (Parábolas de Jesus, p. 111-113).João 8_32

SEM COMENTÁRIO

DEIXE UMA RESPOSTA