Cristo será, tanto agora como sempre, engrandecido no meu corpo, seja pela vida, seja pela morte. Filipenses 1:20, ACF

O início da obra adventista no Paraguai é resultado de um evangelismo familiar. Em 1898, alguns adventistas da Argentina e do Uruguai enviaram literatura para seus parentes no Paraguai. Vários aceitaram a mensagem em Colônia Nacional e solicitaram que um missionário fosse visitá-los para ensinar mais sobre a Bíblia.

Em 1900, Elwin W. Snyder e sua família foram enviados ao Paraguai num tempo em que os meios de locomoção e comunicação eram difíceis. Em 1901, cinco pessoas foram batizadas em Colônia Nacional e, em 1903, foi organizada a primeira igreja em Encarnación, com 14 membros.

O trabalho avançou, e a história da obra no país foi marcada por sacrifício e fidelidade. Um exemplo marcante ocorreu em 1910 com um dedicado líder da igreja, conhecido como irmão Flores, acompanhado de sua esposa e mais um casal. Eles viajaram para visitar a igreja de Villa Rica e, durante todo o trajeto, mantinham a Bíblia e o hinário nas mãos.

No meio do caminho, encontraram uma procissão. Com gritos irados, a multidão pediu que jogassem as Bíblias no chão para pisoteá-las, ­ameaçando-os de morte. Isso não intimidou o irmão Flores nem os que estavam com ele. Não negaram sua fé.

De repente, um participante da procissão puxou uma faca e atingiu o irmão Flores. Cambaleando, ele caiu no chão sangrando, mas ainda manteve a Bíblia na mão. Nos braços da esposa, ele disse suas últimas palavras: “Seja fiel. Eu morro por Cristo.”O sangue do irmão Flores foi como semente para o crescimento da obra adventista no Paraguai.

Os tempos mudaram, e as provas hoje são outras. Muitas vezes, a fidelidade não custa a vida, mas o emprego, a formatura, o relacionamento ou a realização de um sonho. Ellen White declara: “Quanto mais perto chegarmos do final da história da Terra, mais enganosos e ardilosos serão os ataques do inimigo. Seus ataques ficarão cada vez mais ferozes e frequentes” (Comentário Bíblico Adventista, v. 6, p. 1.240).

Embora as provações sejam outras em nosso tempo, a recompensa para a fidelidade continua a mesma. O Céu valerá qualquer renúncia. Seja fiel a toda a prova, e a coroa da vida eterna será colocada sobre sua cabeça quando Jesus voltar.

Erton Köhler, Nossa Esperança, MM 2019, CPB

SEM COMENTÁRIO

DEIXE UMA RESPOSTA