Ner gerou Quis, e estou gerou Saul. Os filhos de Saul foram: Jônatas, Malquisua, Abinadabe e Isbosete. – I Crônicas 8:33

Em I Crônicas 8, temos apenas sobre a descendência de Benjamim. Não fala em números, e nem se tem grandes fatos a destacar.  Comenta sobre Saaraim, que, depois de ter repudiado (divorciado) suas mulheres Husim e Baara, se casou com Hodes, a qual lhe deu sete filhos (v.1-10).

Também relata sobre o fato de parte da tribo de Benjamim ter habitado em Jerusalém. Este território pertencia a tribo de Judá. Construiram cidades, e expulsaram os moradores de Gate (v.11-28).

Na descendência de Benjamim, aparecem Ner, que gerou a Quis;  que gerou a Saul, o primeiro rei de Israel, o qual gerou a Jônatas, Malquisua, Abinadabe e Isbosete (Esbaal). Nos nomes Esbaal e Meribe-Baal, não necessariamente se referem a idolatria a Baal, pois quando foram associados ao deus Baal, tiveram seus nomes mudados para Isbosete e Mefibosete, respectivamente. Foi provavelmente uma substituição deliberada para eliminar o indício de idolatria (v.29-38).

Ainda, na descendência de Benjamim, aparece o nome de Ulão, como tendo entre filhos e netos um total de 150, todos guerreiros valentes e arqueiros habilidosos (v.39-40).

Como todas as demais descrições genealógicas dos filhos de Israel, também os benjamitas seguiram a idolatria e foram levados para o cativeiro. Sabemos que as tendências para as coisas erradas, para copiar os costumes do mundo eram muito grandes, como também hoje em dia, mas precisamos nos apegar ao SENHOR, e aos Seus ensinamentos, para não cedermos as tentações. Resisti ao diabo e ele fugirá de vós (Tiago 4:7).

SEM COMENTÁRIO

DEIXE UMA RESPOSTA